Agua Interdita em Prado
Destaque Vila Verde

Prado. Praia do Faial interdita a banhos por tempo indeterminado

A praia fluvial do Faial, na Vila de Prado, está desde a tarde desta sexta-feira interdita a banhos, por terem sido detectados elevados níveis de salmonellas na água.

A medida foi decretada por delegados de saúde da ARS Norte,  na sequência de análises efetuadas pela delegação de saúde local à qualidade da água do rio Cávado na área correspondente à praia pradense.

As últimas análises indicam “contaminação microbiológica” da água com salmonellas. No mínimo, estará encerrada nos próximos 15 dias.

Os técnicos estiveram na praia pelas 17:00 horas e deram ordens ao nadador salvador para erguer bandeira vermelha, sinal de interdição a banhos.

O primeiro sinal de “perigo” foi dado no inicio do mês de junho, após análises positivas para contaminação com salmonellas. Conforme os procedimentos, foi pedida uma contra-análise pela ARS Norte e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), captada no dia 22 de junho, cujos resultados saíram hoje.

Documento da ARS Norte afixado no posto de nadador salvador indica que “a água está interdita por presença de salmonellas“.

Filipe Pinto, banhista, denunciaa descargas, alegadamente vindas da ETAR de Palmeira, que desaguam na margem do rio em Palmeira, a alguns quilómetros da praia fluvial.

Análises da Câmara de Vila Verde dão resultado oposto

A Câmara de Vila Verde também recolheu amostras de água no mesmo período e as análises, encomendadas a um laboratório privado(Sumalab), indica “ausência” de contaminação com salmonellas. O resultado das análises foi enviado para a comunicação social após a interdição na praia.

Contactado pelo V, o vereador do ambiente, Patrício Araújo, remeteu declarações para mais tarde, devido às incongruências das duas análises.

O certo é que prevalece a decisão da Delegada Regional de Saúde, que interditou a praia por tempo indeterminado. A situação já havia acontecido em 2015, com a praia a ficar interdita durante um mês.

A praia de Merelim São Paio, na outra margem, também está interdita pelo mesmo motivo.

Francisco Azevedo com Fernando André Silva

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade