CICLOVIASMAPA2
Destaque Vila Verde

Mobilidade. Aprovado projeto da ciclovia urbana em Vila Verde

Já foi tornado público o traçado da futura ciclovia urbana de Vila Verde, após o projeto ter sido aprovado na última reunião de câmara, na passada segunda-feira. Em investimento a passar o milhão de euros, o projeto inclui ainda um sistema de aluguer de bicicletas.

São 5.8 quilómetros de ciclovia a “rasgar” o centro de Vila Verde, em projeto que terá ligação à futura ecovia do Homem/Cávado que pretende ligar Espanha ao Litoral Norte português através de uma rede de vias cicláveis.

“É um investimento fundamental”, disse António Vilela em comunicado, acrescentando que  traz “ganhos em matéria de organização do espaço e das acessibilidades urbanas, na medida em que vai ajudar a agilizar o trânsito urbano e incentivar ao uso de bicicletas como uma salutar, económica e muito prática opção de locomoção”.

Itinerário

O troço vila-verdense da ciclovia tem início na Praia da Ponte Nova, onde existirá o primeiro posto de aluguer, e onde a população pode usar uma bicicleta comunitária. Outros pontos por onde passará a ciclovia são as escolas (Básica e Secundária) e o perímetro central da vila, como a rua dos Bombeiros ou a Praça Santo António.

Segundo o município, este projeto tem em linha de conta o correto dimensionamento das vias, lugares de estacionamento, passeios e ciclovia, garantindo a melhor fluência de peões, bicicletas e automóveis. “A ciclovia é estruturada em elementos de Circulação e Áreas de Apoio, integrados na estrutura urbana e interagindo com a estrutura viária e pedonal da área central de Vila Verde”, informa ainda o município.

António Vilela diz ainda que “a construção desta ciclovia vem ao encontro de uma tendência crescente para as pessoas utilizarem a bicicleta nas suas deslocações e na ocupação dos seus tempos de lazer, ao mesmo tempo que potencia a prática de exercício físico, ajudando assim a combater o sedentarismo”.

Print Friendly

Comentários

Tags

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade