Praia de Merelim
Praia de Merelim
Destaque Vila Verde

Prado. Populares rasgam bandeira vermelha do Faial em protesto

Alguns populares retiraram hoje a bandeira vermelha da Praia do Faial, içada no início do mês por ordem de delegados de saúde da ARS Norte, e tentaram rasgar a mesma por completo, sendo impedidos pelos nadadores salvadores.

A situação ocorreu depois de ter sido retirada a bandeira vermelha da praia de Merelim São Paio, do outro lado da margem do rio Cávado, e em Prado não.

Os nadadores salvadores acabaram por conseguir “remediar” a situação, e recolocar a bandeira no sítio, com emendas na ponta, onde ficou rasgada.

Ao V, alguns populares que testemunharam o ato mostraram-se de “acordo” com o protesto. “É uma vergonha o que se está a passar em Prado”, disse Armando Cunha, natural da freguesia e visita regular à praia do Faial, acusando a Câmara Municipal de “ainda tirar proveito da situação para transferir o programa da RTP para Vila Verde”.

“Se do outro lado a contaminação era maior, e agora já não está contaminada, então é óbvio que deste lado do rio também já não está”, disseram alguns dos populares, que não quiseram ser identificados com medo de represálias.

Comerciantes de Merelim culpam AGERE e falam em censura na comunicação social

A delegada de saúde da ARS Norte esteve hoje, por volta das 15:00 horas, na praia vizinha do concelho de Braga, e mandou retirar a bandeira vermelha daquela praia, colocada há um mês por presença de salmonellas.

O Semanário V falou com alguns comerciantes em Merelim São Paio, que se mostraram satisfeitos com o levantamento da interdição de banhos na praia de Merelim, mas realçaram a indignação para com a Câmara Municipal de Braga.

“Algumas descargas vinham da AGERE, houve quem tirasse fotos e enviasse para os jornais diários de Braga mas nenhum publicou”, disse um dos comerciantes. “Estão todos controlados e o pequeno é quem se lixa”, apontam.

A praia de Merelim esteve interdita a banhos durante um mês completo, depois de detetada presença de salmonellas.

Bandeira vermelha de Prado deve ver luz verde nos próximos dias

Segundo o procedimento normal das análises da ARS Norte, o resultado deve sair na próxima segunda-feira. Se não for detetadas salmonellas, como aconteceu nesta segunda análise em Merelim, a bandeira verde deve ser colocada durante a tarde de segunda-feira.

Alguns populares lamentam de tal não acontecer a tempo da RTP transmitir o programa em direto da praia do Faial.

*com Fernando André Silva

(Notícia completa na edição impressa do Semanário V, a 19 de julho)

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade