Carlos Peixoto em Gondomar
Carlos Peixoto em Gondomar
Destaque Vila Verde

Carlos Peixoto. O antigo autarca de Gondomar que trocou os pneus pelas abelhas

Carlos Peixoto é conhecido na pacata aldeia de Gondomar por ter sido presidente da junta durante 27 anos. “Quase uma vida”, dia. Mas agora é conhecido por ser “o homem que deixou um grande negócio para ir atrás das abelhas”.

Durante toda a vida trabalhou numa oficina de reparações e de logística automóvel, entre Prado São Miguel e a Portela do Vade, da qual era proprietário. “Por motivos particulares aluguei o negócio e resolvi dedicar-me à apicultura”, revela ao V.

A mudança ocorreu há pouco mais de três anos, na mesma altura em que deixou de ser presidente de junta. “De lá para cá que estou a produzir mel a sério, não quis nenhum apoio comunitário porque queria que o investimento fosse só meu”, aponta, revelando que “para já estamos numa fase de crescimento, e para além do mel, vendo enxames.

O objetivo de Peixoto para produção anual é chegar às três toneladas. “Para já estou com 800 quilos durante este ano, porque as altas temperaturas de junho secaram o néctar das flores e as abelhas não conseguiam sugar, então houve menos mel”, aponta, desiludido.

Segundo Carlos Peixoto, a atividade apícola pode ser rentável mas tem de ser muito bem trabalhada.

(Saiba mais sobre Carlos Peixoto na edição impressa n.º 79 do Semanário V, já nas bancas em Vila Verde, Braga e Amares)

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade