Descarga poluente rio Homem
Descarga poluente rio Homem
Destaque Vila Verde

Ambiente. PS quer análises quinzenais aos rios que passam em Vila Verde

O Partido Socialista (PS) de Vila Verde apresentou a proposta, em reunião de câmara levada a cabo esta segunda-feira, de se efetuarem análises quinzenais às águas dos rios que atravessam Vila Verde (Homem, Cávado, Neiva e Vade). O PSD não terá respondido à proposta.

Em comunicado, os socialistas afirmam já ter proposto algo semelhante em 2015, mas, e segundo os socialistas, “nada foi feito”.  O PS de Vila Verde diz ter pedido, em 2015, análises frequentes à qualidade da água dos rios, em especial no Cávado, e que os resultados dessas análises sejam tornados públicos no site da Câmara de Vila Verde.

“Infelizmente nada do que propusemos foi aceite ou posto em prática por este executivo que uma vez mais se vê a braços com análises à qualidade da água que classificam o rio Cávado na zona balnear do Faial como imprópria para banhos”, acusam os socialistas.

Mas o PS vai mais longe, e critica os argumentos dados pelo executivo PSD sobre a questão da má qualidade da água, argumentando que “mais grave quanto este facto parece ser o comportamento da Câmara Municipal de Vila Verde que ora atira culpas para Braga, ora atira culpas para Amares e agora… pasme-se, parece querer responsabilizar as entidades públicas encarregues de monitorizar e analisar a qualidade das águas balneares”.

“A promoção turística do Concelho de Vila Verde não é compatível com a atitude da Câmara de Vila Verde”, dizem ainda os socialistas, que propõe análises quinzenais durante os meses de maio, junho, julho, agosto e setembro, e, para além da publicação online, que os resultados sejam afixados nas praias fluviais do Faial, da Ponte Nova, Malheira, Vade, Aboim da Nóbrega e Ribeira do Neiva.

“Recomenda-se uma vez mais que os resultados dessas análises seja comunicados com a mesma periodicidade às juntas de freguesia, às escolas (pelos motivos invocados) e sejam também afixados em local próprio do site da Câmara de Vila Verde”, dizem os socialistas.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade