Valdreu
Cultura Destaque Região Vila Verde

Vila Verde. Cinco freguesias que deve visitar durante o fim de semana

Está o fim de semana à porta e são várias as iniciativas nas freguesias do concelho de Vila Verde, que prometem atrair milhares durante os três dias.

Soutelo vai ser capital do Melão

Arraial do Melão Casca de Carvalho

A freguesia vibra com o Arraial do Melão de Casca de Carvalho. Conhecida pelo associativismo e pela união dos populares neste tipo de ventos, a freguesia de Soutelo vê arrancar esta noite de sexta feira as festividades com iguarias típicas da região a acompanhar o melão original da freguesia. A festa dura até domingo, e, pelo meio, há passeios de motorizadas antigas e não só. Também os cavalos vão passear pelas diferentes freguesias do concelho, com partida do Campo de Ténis de Soutelo, onde se realiza o Arraial. Em tempos em que os mais jovens preferem o melão de Almeirim, Soutelo tenta assim manter viva a tradição do melão “só para duros”.

Na Loureira ainda há quem malhe

.emigrante arraial loureira

A freguesia da Loureira recebe o Arraial do Emigrante, festa já enraizada na freguesia e que foi um sucesso no ano passado. São esperadas milhares de pessoas durante os quatro dias de festa, entre o próximo sábado e terça-feira. O local não podia ser melhor. A praia da Ponte Nova, naquela freguesia, que dá sempre belas fotografias para acompanhar a malhada do feijão tradicional que vai ser recreada para os frequentadores do arraial, no próximo domingo à tarde. Espera-se ainda muita música popular e, claro, muita comida típica minhota.

Em Parada de Gatim é sempre a abrir

Parada de Gatim

O fim de semana que se avizinha é de festa em Parada de Gatim. A animação tradicional e a gastronomia regional aliam-se às atividades culturais para uma iniciativa que vai fazer as delícias de habitantes locais e visitantes. No entanto, a animação não fica por aqui já que as festividades da freguesia se prolongam até ao dia 15 de agosto. Artistas populares, manifestações religiosas, folclore e boa cozinha minhota são os atrativos maiores da festa, mas não são os únicos. A iniciativa afigura-se também como palco privilegiado de encontro de velhos amigos, animados momentos de convívio.

Vila Verde e Barbudo com metal e folclore

praça-vv

Nem vale a pena desmontar o palco do centro de Vila Verde, com tantos festivais a decorrer durante o fim de semana. Esta sexta-feira ainda pode dar uma perninha ao primeiro festival de metal em Vila Verde, o Green Fest, que decorre na Praça Santo António, com entrada livre. Esta noite atuam os Near Skara e os Slavecrowd, vindos de Braga e de Fafe, e que prometem fazer barulho em frente ao tribunal. Já no sábado, decorre outro festival no mesmo recinto, desta feita de folclore e de homenagem ao Emigrante. Com organzação do Rancho Infantil de Vila Verde, e com vários convidados vindos um pouco de todo o país e da Galiza. Não se esqueça também de dar um salto às piscinas municipais no sábado, que a entrada é grátis.

Valdreu espera-o

Valdreu

A freguesia mais a norte dispensa eventos para que se faça uma visita. Santuário de Santo António de Mixões da Serra, com a capela estilo “Disney”, está sempre à espera de visitantes, e são milhares que por lá passam todos os fins de semana no verão. Para além disso, há sempre os recantos escondidos em que se pode mergulhar no rio Homem. As capelas, os lugares, os cultivos, as pessoas, e claro, as fantásticas paisagens da serra. Tudo vale a pena visitar em Valdreu. E se gosta de música portuguesa, tem um espetáculo do cantor e filho da terra, Manuel Sameiro, no sábado, no campo de futebol da freguesia.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade