Warren Snodgrass
Warren Snodgrass
Braga Região

Saúde. Génio americano da cirurgia pediátrica dá curso no Hospital de Braga

Warren Snodgrass, cirurgião americano que é o pai de uma das técnicas cirúrgicas pediátricas mais usadas em todo o mundo, vai estar pela primeira vez em Portugal para realizar seis cirurgias no Hospital de Braga. Warren Snodgrass é o convidado de honra do Curso “Hypospadias repair course – Exoscopic live surgery”, realizado no Hospital de Braga, dias 7 e 8 de setembro.

Neste curso quiseram participar 70 cirurgiões provenientes de todo o mundo, desde a Tailândia, Brasil, Turquia, Polónia, Rússia, Itália e Espanha, entre outros. Estes cirurgiões vão assistir ao vivo a seis cirurgias realizadas por aquele que é hoje considerado o expoente máximo da sua área, ao ter criado, nos anos 90, uma técnica que corrige esta malformação e que é hoje conhecida por “Snodgrass repair”

Warren Snodgrass, que dedicou a sua carreia à área de urologia pediátrica, especializou-se na correção cirúrgica da segunda mais frequente malformação congénita nos recém-nascidos do sexo masculino – a hipospadias. Esta malformação, detetada à nascença, ocorre uma em cada trezentas a quinhentas crianças do sexo masculino e caracteriza-se por uma abertura anómala do meato uretral – orifício por onde é expelida a urina -, numa localização mais inferior relativamente àquela que é a habitual.

Trata-se de um menor desenvolvimento de toda a face ventral (inferior) do pénis que poderá até ditar o seu encurvamento. Esta malformação da uretra origina um jato urinário anormal, ao qual acrescem outras consequências incluindo o impacto estético e o encurvamento do pénis potencialmente limitante.

O Curso “Hypospadias repair course – Exoscopic live surgery”, é organizado por Jorge Correia-Pinto, professor catedrático da Escola de Medicina e coordenador do domínio de Ciências Cirúrgicas do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho e Diretor do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga e Rúben Lamas Pinheiro assistente Hospitalar do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade