Álvaro Rocha
Álvaro Rocha
Álvaro Rocha Opinião

Opinião de Álvaro Rocha: “O Dinossauro da Web Vilaverdense”

Estou num daqueles momentos em que me escasseiam ideias para escrever. Provavelmente já estou a sentir o gelo de Moscovo, onde estarei quando o jornal for para as bancas. Sendo assim, vou escrever sobre dinossauros. Sobre o dinossauro da Web Vilaverdense: Sítio Web dos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega.

O sítio Web dos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega surgiu na primavera de 1996, tendo sido alojado, na altura, no servidor gratuito Terràvista, um serviço do Ministério da Cultura que revolucionou a Web portuguesa. Esta primeira versão apresentava somente 18 dos genuínos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega. Passados cerca de dois anos surgiu uma segunda versão, cujo objetivo foi a melhoria gráfica. E em 2005 surgiu a terceira e última versão, com nova reformulação do grafismo, mas apresentando agora 64 genuínos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega, entendendo-se por genuínos aqueles que foram bordados e usados num período em que a tradição era de facto real e praticada, estando guardados pelos proprietários em caixas, baús, etc., há vários anos.

Obviamente que Aboim da Nóbrega possui muito mais do que 64 genuínos Lenços de Namorados, mas estes faziam parte da coleção de recolhas de originais realizadas pela Associação Cultural Recreativa e Musical de Aboim da Nóbrega (ACMAN), sob a dinamização e gestão da Profª Maria do Carmo Reis Rocha, uma das pioneiras na recolha, produção e promoção de Lenços de Namorados e uma das principais responsáveis por Vila Verde ser atualmente conhecida pela terra dos mesmos.

Apesar do sítio Web apenas pretender mostrar ao mundo um dos principais patrimónios culturais da freguesia de Aboim da Nóbrega, conseguiu despertar uma grande adesão, que resultou no reconhecimento dos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega como dos mais representativos do concelho e do país. Do impacte do sítio Web resultaram, entre outras, solicitações de: visitas ao Eco- museu de Aboim da Nóbrega, onde eram produzidos e expostos; exposições nacionais e internacionais; programas de rádio e televisão; trabalhos jornalísticos de imprensa escrita portuguesa e estrangeira; aquisição de lenços; e material para trabalhos académicos e literários.

O sítio Web dos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega, com cerca de 22 anos, é, pois, o mais antigo do Concelho de Vila Verde e o mais antigo de todos dos países Lusófonos no que concerne a Artesanato Regional. Criado com o objetivo principal de promover os genuínos Lenços de Namorados de Aboim da Nóbrega e simultaneamente defendê-los de algumas ofensivas menos éticas, foi e continua a ser, uma referência da Web lusófona, mantendo-se online no endereço http://lencosdenamorados.org.

PS: Aproveito para desejar a todos um Santo e Feliz Natal, com muita saúde e alegria, na companhia
daqueles de quem mais gostam!

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade