foto_pilates (2)
Braga Destaque

Braga. Meia centena ajudaram gatos de rua em sessão de Pilates

Hoje de manhã, o lugar onde outrora dormiam os estribeiros e os moços dos hóspedes do Mosteiro de Tibães, serviu de palco para a realização de uma ação de sensibilização em prol da causa animal. Tratou- se de uma sessão de Pilates levada a cabo pelo projeto Gato Francisco, a qual reuniu cerca de cinquenta pessoas. Todas elas empenhadas em passar uma manhã de domingo diferente e em contribuir para a afirmação do projeto. De acordo com a organização, os objetivos foram plenamente alcançados, não só pela adesão registada mas sobretudo pelo ambiente humano em que decorreu.

Uma das pessoas que mais se empenhou no sucesso da sessão foi Conceição Marques, a instrutora de Pilates que se voluntariou para a orientar. “A prática do Pilates promove o bem-estar físico e mental e requer um ambiente adequado. Poder realizá-la no espaço das Cavalariças do Mosteiro de Tibães foi, de facto, um privilégio, ainda mais quando associada a uma causa tão nobre”, conta a monitora, garantindo que “assim, de certeza, quem corre não cansa”. Em tom semelhante, Sónia Duarte, voluntária do projeto Gato Francisco desde a primeira hora, não tem dúvidas quando diz que “a sessão de Pilates foi mais do que uma mera atividade de exercitação física coletiva. Foi antes um momento onde dezenas e dezenas de pessoas comungaram das nossas preocupações e anseios, e em que sentimos que juntos somos mais fortes e mais facilmente podemos fazer a diferença”.

A ação de sensibilização “Pilates no Mosteiro? Um Mimo.” – assim se intitulou –, com a qual o Gato Francisco fechou o plano de atividades para o presente ano, destinava-se também a ajudar o gato Mimo que precisava de ser operado. Porém, a meio da semana passada, o felino acabou por não resistir ao agravamento dos problemas que o afligiam, os quais já tinham forçado o seu internamento hospitalar.

“Mas isso só fez com que ganhasse ainda mais vontade de vir e de assim assinalar o meu apoio ao projeto, pois continuam a existir muitos Mimos por aí”, vinca a professora Maria Silva, uma das participantes no evento e pontual seguidora da ajuda que é prestada aos animais. Recorde-se que o Gato Francisco é um projeto bracarense de voluntariado na área da proteção animal (apenas de gatos), com uma intervenção que pretende importante ao nível da adoção responsável e da sensibilização e informação da população.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade