sao geraldo
Braga Cultura Destaque

Braga. Vai recriar “Milagre da Fruta” para celebrar São Geraldo

O Município de Braga celebra esta terça-feira, 5 de dezembro, o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade, com um conjunto de atividades em associação com o Cabido da Sé Primaz.

São Geraldo foi o primeiro Arcebispo de Braga e, segundo a lenda, enquanto doente e “no ardor das suas febres” terá pedido que lhe trouxessem fruta durante o inverno. Como que confiante na graça divina, São Geraldo insistiu com os servos para procurarem fruta, embora estes dissessem que não havia no inverno.

Os servos foram para fora e encontraram as árvores repletas de fruto contradizendo a lei natural. Devido a este milagre a capela é decorada com frutos no dia em que se faz a memória do seu padroeiro

Como forma de assinalar o “Milagre da Fruta”, o Município de Braga irá distribuir fruta a toda a população no largo D. João Peculiar, ao longo de todo o dia. Pelas 10:00 horas, a vereadora da Cultura da Câmara de Braga, Lídia Dias, irá oferecer fruta aos alunos das escolas básicas da cidade, que terão a oportunidade de visitar a capela de São Geraldo.

Pelas 10:30 horas, nas naves da Sé Catedral, haverá uma representação teatral do milagre de São Geraldo protagonizado pela Escola Básica da Sé.

Às 16:00 horas realizar-se-á um concerto pelo carrilhão da Sé Primaz de cânticos alusivos à cidade.

Pelas 17:30 horas celebra-se a missa solene em honra de São Geraldo, presidida pelo Arcebispo Primaz, seguindo-se a já tradicional cerimónia protocolar de visita à Capela de São Geraldo.

As comemorações encerram com um concerto da Orquestra do Norte, que terá lugar às 21:30 horas, no Theatro Circo, com entrada livre.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade