gnration
gnration
Braga Cultura Destaque

Cultura. Audiovisual de Ryoichi Kurokawa atrai milhares a Braga

Mais de 2500 pessoas visitaram a instalação “ad/ab atom” do conceituado artista japonês Ryoichi Kurokawa, em exposição na galeria “INL” do edifício gnration, em Braga.

Integrada no programa Scale Travels, que alia arte e nanotecnologia em iniciativa única, a instalação audiovisual termina a 20 deste mês.

A peça audiovisual é baseada em dados de escala nano e em materiais microscopicamente detetados onde as leis da natureza são ditadas pela mecânica quântica.

Sete canais vídeo imitem imagens e dados recolhidos por microscopia eletrónica de transmissão e de varrimento. Filtrados, distorcidos e acompanhados por quatro canais de som, os dados originam um resultado artístico onde é contruída uma composição que quebra as barreiras entre a arte e a ciência. Este trabalho estabelece uma viagem ao espaço da escala atómica onde os espectadores podem experienciar um mundo ampliado altamente distorcido.

O material cientifico apresentado na instalação do japonês Kurokawa foi recolhido junto dos investigadores do Departamento de Mecânica Quântica, Ciência e Tecnologia/Laboratório Quanta do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), que dá o nome à galeria.

Ryoichi Kurokawa tem apresentado trabalhos em festivais internacionais e museus como o Tate Modern, Venice Biennale, Palais de Tokyo ou Sonar. Em 2010 foi premiado com o Golden Nica nos Prix Ars Electronica na categoria de Digital Musics & Sound Art.

Segundo dados revelados pela entidade, 2506 passaram pela instalação inaugurada a 19 de outubro de 2017, até à presente data.

Nas visitas livres destaca-se a passagem de turistas de variadas partes do globo. O gnration tem também convidado coletivos a visitarem as instalações da galeria INL. Pela recente instalação da galeria INL passaram já alunos das escolas Sá de Miranda, D. Maria II, Carlos Amarante, entre outros grupos.

A instalação está patente para visita até 20 de janeiro deste ano. A entrada é livre e as visitas decorrem no período normal de funcionamento do gnration.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade