cadeira rodas 11
Destaque Vila Verde

Mobilidade. Quantas mortes para requalificar as bermas das estradas em Vila Verde?

Dois atropelamentos mortais em poucos dias em estradas “chave” do concelho de Vila Verde voltam a relançar a discussão pública da falta de mobilidade nas principais entradas do concelho para pedestres ou pessoas com mobilidade reduzida, como é o caso das bermas da Ponte do Bico, onde é impossível circular com cadeira-de-rodas.

Está nos planos da autarquia renovar alguns espaços dentro da vila e em freguesias do sul com a construção de uma ciclovia. A autarquia cumpriu promessas noutros pontos críticos de atropelamentos como a recente implantação de passeios nas freguesias de Gême e Barbudo, mas estas acabam por não ser suficientes para “tapar” outras entradas que são verdadeiros pontos negros no concelho, como Loureira, Ribeira do Neiva ou Soutelo.

A situação mais problemática acaba por ser a da EN 101, na Loureira, porta de entrada na sede concelhia onde quase não existem passeios e a visibilidade é reduzida para peões e automobilistas em diversos locais.

Francisco Gomes, uma das vítimas mortais, era uma das vozes mais ativas na construção de passeios no preciso local onde foi atropelado.

Semanário V
Semanário V

Com o atropelamento mortal de Francisco Gomes à porta de casa, na passada terça-feira, populares voltaram a recordar a falta de passeios naquela zona onde existem vários estabelecimentos comerciais.

A requalificação da estrada estará em execução por parte do Governo, havendo apenas a “promessa” da construção de uma rotunda e de passeios que serão extensíveis a zona de comércio daquela freguesia, onde ocorreu o atropelamento mortal.

“O Governo ainda só está lá há pouco mais de um ano mas em breve devem avançar as obras”, referiu fonte socialista.

No entanto, ainda não há data marcada para o início das obras, o que tem causado protestos da autarquia liderada por António Vilela e por outros elementos do PSD que acusam o Governo de “ilusão” por terem divulgado na imprensa que as obras iam avançar a curto-prazo algo que, desconfiam os social-democratas, não irá acontecer.

“A seu tempo, a Junta de Freguesia da Loureira vai tomar uma posição sobre esta morte”

Semanário V
Semanário V

Pedro Dias, autarca da Loureira, mostrou-se “consternado” pela morte de Francisco Gomes, de quem é familiar, e deixa uma posição da autarquia para mais tarde. “Estou combalido com esta situação porque me toca no coração, é um familiar.

Neste momento, estamos a fazer o luto a apoiar o resto da família. A seu tempo, a Junta de Freguesia da Loureira vai tomar uma posição sobre esta morte, que não foi a primeira naquele local”, disse Pedro Dias ao V.

Pontos negros no concelho de Vila Verde

Mas também em Ribeira do Neiva existe a falta de passeios na estrada municipal 532 que une várias das freguesias daquela união autárquica.

A morte de Manuel Araújo, no início do mês, causou consternação e levantou problemas quanto a fraca iluminação da via e quanto a construção de passeios.

Segundo apurou o V, não está em curso qualquer plano de requalificação daquela estrada.

DR
Manuel Araújo / DR

Mas existem outros pontos negros portas de Vila Verde

A conhecida Ponte do Bico, que engloba não só a freguesia de Soutelo mas também os concelhos de Amares e Braga, tem os passeios demasiado estreitos para pessoas com mobilidade reduzida. Também para os pedestres sem limitações acaba por ser perigoso porque o espaço é diminuto.

Há também queixas da água acumulada quando chove e que é posteriormente ricocheteada para as bermas quando passam carros por cima das poças que se acumulam.

Fonte das Infraestruturas de Portugal indicou ao V que “não está nos planos da empresa garantir a requalificação daquela ponte”.

Contactado pelo V, Filipe Silva, autarca de Soutelo, confirma não haver planos a curto prazo para os arranjos que a ponte merece e concorda com a falta de condições que por vezes aquela ponte pode oferecer.

“Sei que é um monumento histórico e será complicado de alterar o que está mas se houver avanços é óbvio que sou a favor”, aponta o autarca soutelense.cadeira rodas 12

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade