CM Braga
CM Braga
Braga Destaque

Tecnologia. Braga com nova “app” para “orientar” estrangeiros

A partir de agora, qualquer cidadão estrangeiro que escolha a cidade de Braga para viver, trabalhar, investir ou simplesmente para visitar, tem à sua disposição uma nova plataforma que facilita a sua integração e interacção com os serviços disponíveis. ‘BragaINTEGRA’ ou em inglês ‘BragaINCOMING’ é uma aplicação móvel (app), desenvolvida pela startup Bracarense BSB – Smart & Bright Ideas, para um projecto do Município de Braga que conta com a parceria Cruz Vermelha Portuguesa.

A função desta aplicação é ajudar o utilizador a saber quais os primeiros passos que tem de dar quando chega a Braga. “Que serviços públicos devo ir?”, “Onde ficam?”, “Que documentos preciso?”. Estas e outras questões podem ser respondidas através da app para que o utilizador saiba sempre o que tem de fazer e evitar problemas, quer sejam eles de natureza burocrática, ou legais.

“Esta é uma ferramenta extraordinária para quem vem para Braga em busca de melhores condições de vida e realizar os seus sonhos. Trata-se de um projecto inovador, único no contexto nacional, e um instrumento de comunicação que facilita a vida de quem procura respostas e não sabe como as obter e onde se dirigir”, referiu Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do projecto que decorreu esta Terça-feira, 16 de Janeiro, na Casa dos Crivos, em Braga.

Além de “promover a plena integração dos migrantes na comunidade portuguesa, o diálogo intercultural e potenciar a diversidade cultural, esta aplicação permite que o utilizador possa ainda saber mais informações sobre a Cidade como os serviços de saúde, instituições de ensino, património, transportes públicos, notícias, eventos, entre outros serviços. A aplicação está disponível em cinco línguas (Português, Inglês, Francês, Espanhol e Ucraniano) e após a sua instalação no dispositivo móvel, o utilizador é direccionado para uma “área de acolhimento” da Cidade, “uma espécie de cartão-de-visita de Braga”, onde faz o registo pela primeira vez.

“Estamos a falar de uma experiência de atendimento personalizada, que está em constante actualização e directamente ligada aos serviços municipais. Esta aplicação permite a atendimento, acompanhamento e integração dos imigrantes, podendo ser utilizada pelos turistas, uma vez que contém diversas informações que ajudam a conhecer a Cidade e a sua dinâmica”, concluiu Firmino Marques.

A aplicação está disponível para IOS e Android na App Store e no Google Play e resulta de uma candidatura efectuada ao FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, traduzindo-se numa ferramenta orientadora dos serviços importantes para uma melhor integração dos migrantes através de um acompanhamento de proximidade.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade