roboticaparacrianças2
Braga Cultura Destaque

Cultura. Gnration com mais de setenta atividades em 2017

Em 2017, o gnration apresentou um total de 75 atividades que levou cerca de 1511 participantes às atividades de serviço educativo.

Entre atividades abertas ao público, inclui-se ainda um trabalho regular com os alunos das escolas do concelho de Braga, pauteando-se por uma amplitude que vai do Ensino Vocacional ao 1o e 2o ciclo de Ensino Básico.

O Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, o Jardim de Infância Quinta das Hortas, a E.B.2,3 de Nogueira, E.B.1 de Quinta da Veiga, E.B.1 Escola do Bairro e a E.B.2,3 de Palmeira são algumas das instituições que já passaram pelo gnration e que vão novamente visitar o antigo quartel da GNR até maio de 2018.

Primeiros Bits é um caso de sucesso.

O ciclo Primeiros Bits, criado em 2015, revelou-se um modelo exemplar no que concerne à disseminação pedagógica de conteúdos relacionados com o cruzamento entre a arte e a tecnologia. São cerca de 800 participantes por ano,na sua larga maioria em idade escolar, com cariz lúdico.

O programa expõe crianças e jovens da cidade de Braga às novas tecnologias aplicadas à arte. Apesar de ser dedicada aos mais jovens, a iniciativa é também pensada para interagir com o público sénior.

Baseando-se em ferramentas digitais, embora não exclusivamente, enfatiza a criação musical colaborativa, o design de software, a educação musical e a inclusão social, promovendo a emergência de comunidades multiculturais.

Durante cada sessão são abordadas diferentes temáticas, com o objetivo de estimular o seu público-alvo para atividades artísticas de cariz lúdico.

Na segunda metade de 2017, o gnration colocou em ação o ciclo Primeiros Bits 2.0, uma continuação do programa inicial onde novos formatos, experiências e temáticas são postas em prática.

A próxima sessão acontece já amanhã com a temática 4a Aumentada. 26 crianças do 2.º ano da escola EB 1 da Quinta da Veiga e 10 idosos do Asilo de S. José serão os primeiros participantes dos Primeiros Bits em 2018.

A 21 de fevereiro e 14 de março estão já agendadas mais duas sessões, que terão como temáticas o Som a Som e o Som das Coisas, respetivamente.

O Primeiros Bits é fruto de uma parceria com a Digitópia, plataforma de música digital sediada na Casa da Música, Porto, que incentiva a audição, a performance e a criação musical.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade