Ar Braga Poluição
Braga Destaque

Poluição do ar. Braga fora do ultimato europeu, mas em alerta

Braga continua a ser uma das três cidades portuguesas – a par de Lisboa e Porto – com fraca qualidade de ar. A notícia foi avançada pelo Semanário V em outubro passado, depois de alerta dado pela Associação Zero que alguns medidores de receptação de poluição do ar indicavam valores acima dos permitidos pela União Europeia (UE), fruto essencialmente do tráfego automóvel.

Ontem, em Bruxelas, o comissário da UE Karmenu Vella encontrou-se com alguns ministros do ambiente (Espanha, Itália, Hungria, França, Roménia, Eslováquia, Alemanha, Reino Unido e Rep Checa) para fazer um ultimato sobre medidas a tomar para inverter os valores elevados de poluição do ar nas principais metrópoles daqueles países.

Este conjunto de membros da UE têm até esta sexta-feira para implementar novas medidas que permitam reduzir as emissões de dióxido de nitrogénio e partículas. Segundo o comissário, morrem prematuramente na Europa cerca de 400 mil pessoas anualmente devido à poluição do ar.

Francisco Ferreira, presidente da Zero, que deu o alerta em outubro em relação à situação portuguesa acha que Portugal ainda não foi convocado porque os restantes países apresentam situações extremas, mas que Lisboa, Porto e agora também Braga devem motivar um ultimato ao governo português muito em breve.

“Está em causa a saúde das pessoas. Os custos são elevados. A poluição ambiental é responsável por elevada mortalidade prematura e as medidas tomadas não têm sido suficientes”, refere o professora dirigente da Zero.

Francisco Ferreira deixa ainda o alerta que os incêndios de outubro levaram a um agravamento da qualidade do ar, que anulam outras tentativas de recuperar dos valores acima do permitido.

“Mais cedo ou mais tarde [os valores] vão motivar uma ação da Comissão, por isso é importante que se desenvolvam medidas com impacto na diminuição da poluição”, vinca em declarações ao Diário de Notícias.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade