aroe-jari-4
Braga Destaque

UMinho. Regressam as jornadas de Biologia e Geologia 14 anos depois

A Universidade do Minho prepara-se para voltar a receber as Jornadas de Biologia e Geologia, após 14 anos de interregno. A organização está a cabo dos estudantes do último ano da licenciatura em Biologia e Geologia e o evento vai ter a parceria do Semanário V.

“O Renascer de uma nova era” é o mote para a organização daquela que é a terceira edição destas jornadas. As mais recentes decorreram em 2004. Segundo João Primo, da organização, este era um regresso esperado por parte da universidade.

“Abordámos alguns professores no sentido de criar as primeiras jornadas na nossa área, e foi quando nos disseram que já tinham existido anteriormente mas deixaram de se fazer em 2004”, explica o finalista.

Como grande atrativo destas jornadas, e para além de vários temas a debate, os participantes vão ter oportunidade de participar numa sessão de mergulho. “Vamos disponibilizar um curso de mergulho, em principio será nas piscinas da Rodovia”, aponta João Primo.

Para além do diretor do departamento de Biologia e da diretora do departamento de Ciências da Terra, estarão presentes na cerimónia de abertura os responsáveis diretivos de ambos os cursos e os elementos da comissão de organização nestas jornadas, ao inicío da tarde do dia 7, no campus de Gualtar, em Braga.

A Biologia vai a debate no dia 8 (quinta-feira) com estudos de agentes fúngicos na microflora, os avanços de formação na biologia molecular e ambiental, a biotecnologia e o bioempreendedorismo, para além de atividades de laboratório e o “batismo de mergulho”, que decorre durante a tarde do dia 8.

A Geologia entra em cena no dia 9 (sexta-feira), com palestras durante a manhã. “Aplicações de
Veículos Aéreos não Tripulados em Ciência”, “ Exploração de recursos geológicos – cenários típicos de degradação ambiental e oportunidades de reaproveitamento sustentável”, “Geofísica Aplicada” são os temas em análise. A tarde está reservada para ouvir a parceria luso-espanhola sobre os “Riscos ambientais em bacias hidrográficas transfronteiriças partilhadas”.

Todas estas e outras informações nomeadamente acesso á plataforma de inscrição, prazos para inscrição, programa para longo dos 3 dias, podendo ser sujeitos a actualizações, podem ser consultadas no Facebook Oficial das III Jornadas da Biologia e Geologia da Universidade do Minho.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade