ASAE
País

ASAE procede à apreensão de cerca de 400 kgs de carne e cerca de uma centena de animais vivos no combate ao abate clandestino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desenvolveu a nível nacional, várias ações direcionadas ao combate ao abate clandestino, no âmbito das suas competências atendendo aos riscos associados ao consumo de carne proveniente de estabelecimentos não licenciados para o efeito e que se destinavam a entrar no circuito comercial para consumo público.

Assim e no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde 2015, dedicado este ano à Segurança Alimentar, destacam-se os resultados obtidos, no primeiro trimestre de 2015, durante as ações de
fiscalização em diversos tipos de operadores económicos – estabelecimentos de restauração e bebidas, mercados municipais, talhos, entrepostos pecuários e ainda, em veículos no âmbito do combate ao abate clandestino.

Como resultado destas ações, foram detidos 8 indivíduos e apreendidos cerca de 400 kgs de carne (35 carcaças e carne de cabrito e ovino) bem como 92 animais vivos (37 leitões, 28 ovinos, 16 cabritos, 7 porcos e 4 bovinos). Foi ainda apreendida uma arma para abate de animais de grande porte e 41 cartuchos.

Foi ainda apreendido material utilizado para identificação de animais – carimbos, chips, brincos, alicates (para cravar brincos) e ainda, diversos utensílios utilizados no abate de animais – facas, cutelos, instrumento de pesagem, alicates, e tesouras.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade