Bullire - Águia do sarilhão - 2
Vila Verde

Bullire organiza trilho paisagístico/cultural na Serra do Gerês

Bullire leva os ‘Trilhos da Primavera’ à Serra do Gerês

A Bullire – Associação Cultural de Vila Verde convida todos os amantes da natureza a juntarem-se à comitiva que vai, na próxima Sexta-feira, dia 2 de Maio, descobrir algumas das maravilhas da Serra do Gerês. A associação dá corpo à segunda edição deste ano da rubrica ‘Trilhos de Primavera’, num passeio paisagístico e cultural vai levar os participantes ao ‘Trilho do Sarilhão, na freguesia de Campo do Gerês, onde poderão apreciar as belas paisagens da mais afamada serra da região Norte do país.

A jornada inclui ainda a visita ao Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, um espaço destinado a preservar as tradições da comunidade que habitava o antigo povoado. “O espólio concentrado refere-se ao sector agrário, às tradições comunitárias, à vida doméstica e à ruralidade genuína da aldeia”, pode-se ler na página web da Câmara Municipal de Terras de Bouro. No final, os presentes terão ainda a oportunidade de experimentar slack line, uma modalidade desportiva muito em voga, que já conquistou inúmeros apreciadores de Norte a Sul de Portugal, numa demonstração preparada pelos vilaverdenses da ‘Norte-Slack’.

Participação gratuita

O percurso tem uma extensão de três quilómetros e duração aproximada de três horas, com um grau de dificuldade considerado médio. A sede da Bullire, localizada no edifício da antiga Adega Cooperativa de Vila Verde, foi o local escolhido para ponto de encontro, que está marcado para as 08h30. A participação na iniciativa é totalmente gratuita, devendo cada participante levar um almoço volante. A deslocação será efectuada em transporte próprio ou partilhado (a coordenar no local) e a organização aconselha a utilização de roupa e calçado confortável.

Natureza e cultura

Situado entre encostas, vales e linhas de água, o Trilho do Sarilhão estende-se por uma zona que fervilha de vida, com grande diversidade de Fauna e Flora, que garantem um colorido especial à beleza das paisagens naturais daquela região. Os que conhecem o local garantem uma visita embalada pelos sons das inúmeras espécies que constituem o habitat local, entre as quais se destaca o chilrear das aves. Ao nível da flora, de destacar a variedade de espécies ao longo do percurso, dos Medronheiros aos Carvalhos, passando pelos Salgueiros e pelos Vidoeiros, entre outras.

O percurso, inserido numa zona com dois tipos de granito (o do Gerês e o da Serra Amarela), também apresenta motivos de interesse de caracter cultural. O trajecto percorre os aglomerados rurais do antigo povoado de Vilarinho das Furnas, atravessa zonas de padrões romanos e uma antiga zona de combate da Idade Média.

Bullire - Águia do sarilhão

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade