DSC_0161
Cultura Vila Verde

Bienal na Escola 2015 com programação alargada e participação de artistas internacionais

O Município de Vila Verde apresentou, ao início da tarde de hoje, no salão de conferências da Câmara, a edição de 2015 da Bienal na Escola, uma iniciativa destinada a promover a criação artística junto dos alunos vilaverdenses e que intercala com a Bienal Internacional de Arte Jovem. As grandes novidades da edição deste ano são o programa alargado (com exposições, workshop’s, projecções, espectáculos multimédia e criação artística in loco), denominado ‘Vila Verde Vila Criativa’, e a participação de vários artistas mexicanos, naquele que é também o ‘1º Intercâmbio Cultural Portugal México’.

Presente na sessão, o presidente da Câmara Municipal lembrou que, além do contributo para o enriquecimento da Bienal na escola e respectiva programação associada, a passagem dos artistas mexicanos por Vila Verde vai deixar uma marca indelével no património cultural do concelho. António Vilela frisou que este intercâmbio cultural vai permitir a criação artística de alguns murais de azulejo, um trabalho desenvolvido pelos artistas convidados com o apoio a associação vilaverdense D’Arte.

Dar oportunidades aos jovens

O edil lembrou ainda que a Bienal na Escola funciona como uma espécie de “rampa de lançamento” para a próxima edição da Bienal de Arte Jovem, realçando a relevância que estes projectos assumem no panorama actual, porque são direccionados para os jovens, dando-lhes a oportunidade de apresentarem os seus trabalho e estimulando a criatividade artística associada ao desenvolvimentos das criações que são apresentadas a concurso.

Além da importância cultural do evento, António Vilela lembrou ainda que esta é também “uma forma de valorizar as pessoas e promover o território, ajudando a divulgar o concelho pelos melhores motivos”. O autarca fez também questão de frisar a pertinência do intercâmbio cultural, lembrando que a arte sofreu grande evolução nas últimas décadas e, nos dias que correm, não nos podemos cingir às artes tradicionais e é necessário abraçar as mais recentes formas artísticas modernas, muitas das quais relacionadas com o mundo digital. Assim, este tipo de “contactos e partilhas são fundamentais para acompanharmos esta evolução”.

Programação estende-se durante o mês de Maio

Por sua vez, a vereadora da Cultura não escondeu que existem grandes “grandes expectativas” em torno da iniciativa, uma vez que foi realizada “uma forte aposta nesta programação”. Júlia Fernandes prosseguiu revelando que um dos grandes objectivos da iniciativa é consolidar o processo de internacionalização e fomentar a criação de novas parcerias capazes de elevar o potencial cultura do concelho e promover o intercâmbio cultural com outros países. A ‘Luz’ é o tema que dá o mote para a Bienal na Escola, uma iniciativa que, aos olhos da vereadora, “vai dar frutos a longo prazo”, uma vez que o concelho de Vila Verde dispõe de “excelentes talentos”.

Júlia Fernandes passou de seguida para a presentação da programação do ‘Vila Verde Vila Criativa’ (arranca hoje e prolonga-se até ao dia 23 deste mês), que conta com criações artísticas de cerca de 15 artistas mexicanos, dos quais apenas três integram a comitiva que já se encontra em Vila Verde. Assim, de 5 a 8 de Maio, os artistas Rafael Cruz, Omar Soto e Diego Caneda vão dar corpo ao roteiro de oficinas criativas que vai percorrer as escolas do concelho, num ciclo de workshop’s que visa estimular os alunos para a cultura e as artes. No dia 15 serão inauguradas três exposições, a que se juntam um seminário sobre criação digital e um espectáculo multimédia. Posteriormente, de 18 a 22 de Maio, terá lugar a criação dos murais em azulejo. A programação encerra no dia 23 de Maio, com uma projecção de curtas-metragens e documentários mexicanos.

Jovens artistas portugueses com ‘passaporte’ para o México

O artista mexicano e professor universitário, Rafael Cruz, também interveio durante a sessão. O jovem lembrou que, apesar de ele e os seus dois colegas serem o rosto mais visível deste projecto, a programação conta com a participação de mais de uma dezena de artistas mexicanos. Rafael Cruz aproveitou para ressalvar que há um cunho muito especial na exposição ‘Ciudad Memoria’, que reflecte a percepção de cada um, baseada nas suas experiências e nas suas memórias, em relação à Cidade do México, “uma das maiores cidades do mundo, com caos e confusão, onde habitam 15 milhões de pessoas”. O artista agradeceu ainda a recepção calorosa que receberam no nosso país e realçou que a segunda parte deste intercâmbio levará jovens talentos portugueses a visitar o México.

Bienal pode beneficiar de apoios comunitários

A edição de 2015 da Bienal na escola será organizada com o apoio da Secção Regional do norte da Ordem de Advogados, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e tem como patrocinador principal a Caixa de Crédito Agrícola. O director Regional do Norte do IPDJ, Manuel Barros, recordou que a ligação estabelecida em 2008 entre a Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira e a Bienal de Arte Jovem de Vila Verde permitiu o desenvolvimento de “um corredor de criação artística”, através de uma parceria estratégica entre as organizações de duas iniciativas que são representam dois grandes marcos no panorama artístico da Região Norte do país. Manuel Barros deixou no ar a possibilidade de a bienal vir a receber apoio de fundos comunitários, através do programa POPH, frisando que “a Europa tem o dever de investir nesta área”.

Por seu turno, o gerente da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vila Verde e Terras de Bouro referiu que aceitou com satisfação o repto lançado pela autarquia. “Aceitámos mais uma vez apoiar um evento de cariz social e cultural. As apostas nesta área não representam um custo, mais um investimento muito importante, que significa projectar o futuro, uma vez que são dirigidas aos jovens”, afirmou José Santos, acrescentando que a Caixa de Crédito agrícola pretende, com estas acções, “aumentar a proximidade com as pessoas e apoiar as actividades locais”.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade