AdereMinho - Dia da Europa
Vila Verde

Adere-Minho recebe estudantes internacionais para celebrar o Dia da Europa

A Adere-Minho, associação sediada em Soutelo, recebe na próxima Sexta-feira, 8 de Maio, a visita de uma comitiva de alunos de europeus, que estudam este ano no nosso país graças ao programa ERASMUS, e também de estudantes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Os alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), situado em Barcelos, chegam acompanhados pelos respectivos professores e serão convidados a conhecer de forma mais aprofundada o artesanato minhoto.

A associação soutelense deixa o mote para o encontro que, apesar de extenso, explicita âmbito da iniciativa. ‘Artesanar a Europa – A arte de namorar uma Europa Unida na diversidade – artes e ofícios do Minho’. O intuito da sessão é dar a conhecer aos estudantes as tradições e costumes da região que os acolheu na sua estadia em Portugal. A recepção aos convidados está marcada para as 10h00 e a visita deve estender-se durante todo o período matinal. Os alunos terão a oportunidade de visitar as instalações da Adere-Minho e os viveiros de artes e ofícios, além de poderem contactar de perto com artesão de duas das mais afamadas artes minhotas, os Lenços de Namorados e o Figurado de Barcelos.

A simbologia da efeméride não deixou a Adere-Minho indiferente, pela necessidade de relembrarmos os valores que fundaram a união entre os países europeus. “O Dia da Europa é uma oportunidade para organizar festividades e eventos destinados a aproximar as instituições europeias dos cidadãos e os povos europeus entre si, recordando-se as origens da construção europeia, a vitória sobre o nazismo e a vontade de lutar por uma paz duradoura”, pode-se ler na página de facebook da associação, recordando também que “as ideias que estão na base da criação União Europeia foram formuladas, pela primeira vez, a 9 de Maio de 1950 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman”.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade