11255825_10204344112510704_6908061911538444851_n
Vila Verde

Terras de Bouro volta a cumprir tradição da subida da Vezeira

O concelho de Terras de Bouro volta, este fim-de-semana, 16 e 17 de Maio, a cumprir a tradição da Subida da Vezeira até à serra do Gerês. Várias cabeças de gado seguem, em cortejo, até aos picos do Gerês, onde vão ficar a pastar durante o Verão. A iniciativa tem crescido nos últimos anos e atraído muitos curiosos que querem ver o desfile, que não é o único atractivo de uma iniciativa que pretende ainda promover e divulgar as riquezas das gastronomia local e valorizar o território.

A subida tem ocorre no Domingo, mas as actividades relacionadas arrancam no já Sábado.  Para o início da tarde está marcado um percurso pedestre, mas antes haverá ainda tempo para uma apresentação de slides para melhor contextualizar a iniciativa. A caminhada começa às 15h30, na Vila Gerês, e engloba a visita a alguns currais da Vezeira de Vilar da Veiga. A partir das 21h30 haverá animação à moda do Minho, com concertinas e música popular.

No dia seguinte a jornada começa bem cedo. Às 09h30 o cortejo de gado já deve percorrer as ruas da vila do Gerês rumo a pastagens mais verdes, que podem ser encontradas nas montanhas. Uma hora mais tarde abrem as portas da prova gastronómica que alia aos sabores das melhores iguarias locais outros ícones da cultura minhota, como as concertinas e o folclore. O período vespertino arranca com os tradicionais cantares ao desafio, pelas 15h00, e uma hora mais tarde as chegas de bois assumem o protagonismo.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade