11241128_961826710515241_774541598_o
Desporto Vila Verde

‘Duatlo Margens do Homem’ junta o melhor do Trail e do BTT

A beleza natural das margens do Rio Homem foi o cenário escolhido para uma prova que vai juntar duas das modalidades com maior crescimento em Portugal nos últimos anos, o Trail e o BTT. O ‘Duatlo Margens do Homem’ apresenta-se como uma prova inovadora na nossa região, a organização garante que é um evento sem par nesta zona do país, e foi planeado com o intuito de incitar à prática desportiva, divulgar o património natural da região e promover o território.

A prova resulta de uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Soutelo, o Moto Club do Alívio e a Tribraga, está marcada para o dia 28 de Junho, pelas 09h00 e o Paddock é em frente ao Santuário do Alívio, em Soutelo. A organização avançou que os detalhes do percurso serão conhecidos em breve, mas anunciou desde já que “ trajecto foi planeado para que seja transversal a toda a população, preparado para receber principiantes ou atletas mais experientes, sem subidas abruptas nem um grau de dificuldade elevado”. O ‘Duatlo Margens do Homem’ inclui um percurso de 25 Kms de BTT e 8,5 kms de Trail e o preço de inscrição é de 10 euros para os homens e 5 para as senhoras (medida de incentivo para fomentar adesão por parte do público feminino) e os participantes terão direito a água, bebidas e barras energéticas, lanche e uma lembrança individual. No final da prova cada atleta receberá uma SMS no telemóvel com as suas estatísticas individuais.

Desporto, natureza e valorização do território

A iniciativa não tem fins lucrativos e inclui ainda uma vertente solidária, uma vez que o lucro será entregue na totalidade a uma instituição de solidariedade social. O presidente da Junta de Freguesia de Soutelo vincou a importância do projecto. “É uma forma de incitarmos as pessoas à prática desportiva, com os benefícios para a saúde que daí advêm, de promovermos o contacto com a beleza do nosso património natural e de divulgarmos a freguesia e o concelho. Há pessoas que vão visitar Soutelo e Vila verde pela primeira vez devido ao Duatlo. Vai gerar grande tráfego de pessoas para a nossa zona”, referiu Filipe Silva.

A autarquia soutelense sublinhou ainda a importância do estabelecimento de sinergias como a resposta para as necessidades das comunidades face a uma conjuntura económica desfavorável.  “A Junta de Soutelo considera esta ‘sociedade’ extremamente profícua e mostra-se disponível para continuar a responder afirmativamente a estes desafios lançados pela comunidade. Estas sinergias entre a Junta e as instituições e pessoas da freguesia são muito importantes porque põem as pessoas em contacto, fomentam e fortalecem o espírito de comunidade. Além disso, essa união de esforços entre a Junta e as forças vivas da freguesia permite desenvolver com sucesso projectos mais ambiciosos”, referiu Filipe Silva.

 “Novidade na região”

O projecto nasceu de uma simples conversa entre dois elementos fundadores do Moto Club do Alívio, Francisco Dias e Sérgio Ferreira, que notaram “uma lacuna na oferta de provas desportivas deste género no concelho de Vila Verde”. Daí até arregaçarem as mangas e colocarem mãos à obra foi uma questão de dias. A associação soutelense sublinhou a sua preocupação sistemática em “desenvolver actividades diversas voltadas para a comunidade” e explicou a escolha do duatlo como formato utilizado. “[O duatlo]afigura-se como uma novidade para esta região e também porque permite conciliar duas modalidades que actualmente estão muito em voga, a que as pessoas têm mostrado grande adesão”, disse o presidente do Moto Club do Alívio.

Sérgio Ferreira prosseguiu explicitando os principais motivos de interesse para os amantes destas actividades. “Os atletas podem desfrutar das duas modalidades no mesmo dia e ficar a conhecer melhor a zona ribeirinha de Soutelo e das freguesias vizinhas, num percurso bastante aprazível para todos os que gostam de praticar desporto e contactar de perto com a natureza. Sérgio Ferreira garantiu ainda que os participantes poderão esperar várias surpresas pelo caminho para tornar a prova mais animada e divertida”, referiu.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade