vereadores
Vila Verde

PS apresentou medidas para melhorar a qualidade da água dos rios vilaverdenses

Os vereadores do Partido Socialista de Vila Verde apresentaram hoje, em reunião de Câmara, uma série de medidas que que visam ajudar a melhorar a qualidade da água dos três rios que banham o concelho de Vila Verde. Os socialistas referiram que, além dos prejuízos ambientais, as notícias que nos últimos dois anos têm sido veiculadas “mancham negativamente o nome de Vila Verde” e acabam por “provocar desconfiança nas pessoas, afastando-as da Praia Fluvial do Faial, mas também de outras zonas balneares do nosso concelho, com prejuízos avultados para o turismo e para a economia local”.

Os socialistas assinalam que o Município tem efectuado análises regulares à qualidade da água no Rio Cávado, em especial na zona do Faial, e recomendam que essas análises sejam alargadas também ao Rio Homem e ao Rio Neiva, facultando depois os respectivos resultados às Juntas das freguesias banhadas pelos rios. Os vereadores do PS sugerem também que os resultados sejam facultados às escolas, numa acção de sensibilização junto dos mais novos, e que estejam disponíveis no website da Câmara Municipal de Vila Verde para consulta pública.

“Acreditamos que esta atitude de monitorização constante e partilha de dados que o Município de Vila Verde já dispõe permitirá uma maior atenção para a questão da qualidade da água dos nossos Rios, envolvendo instituições concelhias e sensibilizando todos na defesa dos nossos recursos hídricos”, pode-se ler no comunicado enviado para a redacção do Vilaverde.net.

Hidroeléctrica tem que cumprir o caudal ecológico

Além da monitorização, outro assunto que carece de intervenção urgente é a confirmação se a hidroeléctrica da Ponte do Bico está a cumprir com as directrizes estabelecidas. “Recomenda-se ainda que se confirme se a Central Hidroelétrica da Ponte do Bico, Palmeira – Braga, abastecida pelo Rio Cávado e que pertence à empresa Sociedade Eléctrica do Douro Litoral Lda, está a cumprir com o caudal ecológico, garante de circulação e oxigenação das águas do Rio Cávado a montante da Praia Fluvial do Faial, já que no passado foi apontada como causa para a má qualidade das águas a estagnação das mesmas”, defendem os socialistas.

Print Friendly

Comentários

Tags

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade