Praia do Mirante (5)
Vila Verde

Soutelo vai criar uma via pedonal para ligar o Porto Carrero ao Mirante

A freguesia de Soutelo vai passar a contar, este Verão, com uma via pedonal que vai unir a Praia do Mirante à do Porto Carrero. À semelhança do que aconteceu em actividades anteriores de preservação das zonas ribeirinhas, a Junta de Soutelo já lançou o repto à comunidade para colaborar e, num trabalho conjunto, efectuar a limpeza daquela margem do Rio Homem e a criação da via pedonal. A freguesia tem sido palco de algumas acções do mesmo género, em que a população se une em prol de uma causa comum. “Soutelo tem sido a prova viva de que com uma comunidade activa e solidária, é possível, mesmo em alturas de crise, continuar a apresentar obra e a desenvolver a freguesia”.

A iniciativa insere-se na estratégia da autarquia soutelense de valorizar e promover as zonas fluviais, aproveitando o rio, que é “uma das grandes riquezas de Soutelo”. A Junta dá ainda conta de que a criação da via pedonal se insere numa série de medidas que têm como objectivo “requalificar e potenciar as praias fluviais da freguesia, tornando-as zonas de lazer mais aprazíveis para que soutelenses e visitantes possam usufruir das zonas ribeirinhas”. A primeira intervenção já foi concluída, com o apoio de alguns comerciantes locais, e consistiu em dotar a praia do Mirante de melhores condições e acessibilidades para receber os veraneantes. Os resultados já estão à vista e a praia do Mirante apresenta-se de cara lavada, com uma nova zona relvada e o reforço da zona de areal, além de uma pequena intervenção nos acessos à praia.

Porto Carrero volta a ter bar de serviço

De seguida, o executivo liderado por Filipe Silva prepara-se para arrancar com os trabalhos na zona do Porto Carrero. “A praia que será requalificada e rearranjada, para que as pessoas possam voltar a desfrutar do local. Esta zona de banhos afigura-se como a opção ideal para as famílias com filhos pequenos, uma vez que o caudal nessa zona é bastante reduzido”, avança a autarquia de Soutelo, revelando ainda que estão a ser preparadas todas as condições para “a criação de um bar para servir os visitantes da zona do Porto Carrero (será alvo de concessão), para ajudar a dinamizar o local”.

“Estas acções estão a ser realizadas com os meios próprios da autarquia soutelense, com o apoio de alguns comerciantes e da comunidade. A Junta de Soutelo dá, assim, seguimento à sua política de valorização e aproveitamento das zonas ribeirinhas, que, além da importância que representam como zonas de lazer e convívio para as populações locais, são importantes em termos ambientais e de atractividade do território, trazendo anualmente milhares de visitantes a Soutelo e ao concelho de Vila Verde”, defende a Junta.

Qualidade da água deve ser encarada como prioridade

A autarquia soutelense deixa ainda um forte recado às entidades competentes pela fiscalização dos focos de poluição dos rios, sublinhando que a qualidade das águas que banham as nossas terras deve ser encarada como uma prioridade absoluta, devidos às inúmeras consequências nefastas resultantes da má qualidade da água. “A Junta de Soutelo lança ainda o repto às entidades competentes para adoptarem uma postura mais activa na detecção e eliminação de eventuais focos de poluição. Os problemas sucessivos ao nível da qualidade das águas mancham o nome dos nossos territórios e colocam em causa a saúde das nossas populações, pelo que esta é uma questão que deve ser encarada como uma prioridade no plano de actuação de Municípios e comunidades inter-municipais”, conclui,

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade