DSC_0575
Vila Verde

População de Soutelo unida na preservação do Rio Homem

A população de Soutelo uniu-se para uma jornada de limpeza da margem direita do Rio Homem. No passado Sábado (6 de Junho), ainda o dia era jovem, pelas 08h30, mais de duas dezenas de soutelenses encontraram-se na praia do Porto Carrero para criar uma via pedonal que a vai ligar à praia do Mirante. O local também já recebeu a estrutura onde irá funcionar “um bar de serviço para os banhistas, que vai ajudar a dinamizar a praia”.

A comunidade respondeu afirmativamente ao apelo lançado pela Junta de Freguesia e lançou mãos à obra. A jornada prosseguiu sob um calor intenso que, no entanto, não demoveu a vontade dos populares. “O calor intenso (acima dos 30Co) e a vegetação densa (fruto de aquela zona não ser ‘limpa’ há mais de 20 anos) dificultaram o trabalho destes voluntários. No entanto, as temperaturas elevadas e o silvado com mais de dois metros de altura não foram suficientes para fazer esmorecer a vontade dos soutelenses, que concluíram com sucesso mais uma jornada de valorização e promoção das zonas ribeirinhas da freguesia”, frisa a autarquia soutelense, em comunicado enviado para a redacção do Vilaverde.net, acrescentando que o percurso bastante acidentado acabou por atrasar o decorrer dos trabalhos.

Nova jornada a 20 de Junho

O projecto de criação de uma via pedonal para ligar o Porto Carrero à praia do Mirante acabou por não ficar concluído, mas a Junta de Soutelo não baixa as armas e já convocou nova jornada para o dia 20 de Junho. “A população de Soutelo voltou a demonstrar categoricamente que, apesar da escassez de recursos financeiros, própria dos tempos economicamente conturbados que vivemos, quando as pessoas unem esforços em torno de um objectivo comum é possível continuar a desenvolver e valorizar as nossas freguesias”, sublinhou a autarquia soutelense, deixando um agradecimento a todos os cidadãos “por serem uma comunidade activa e unida, que arregaças as mangas e coloca mãos à obra, em vez de cruzar os braços perante a adversidade”.

Valorização das zonas ribeirinhas

A Junta de Soutelo conclui frisando a importância de manter uma estratégia de promoção e valorização das zonas de rio, que se afirmam como “uma das marcas identitárias e distintivas” da freguesia. “Os rios são uma das nossas grandes riquezas e devemos tirar partido das suas potencialidades para melhorar a qualidade de vida das nossas populações e atrair visitantes para o concelho de Vila Verde”.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade