11403221_367407650131748_8986381177261363816_n
Cultura País

Amares: Linho, Bordados e Lenços de Namorados imortalizados em livro

As tradições amarenses relacionadas com o linho, os bordados e os Lenços dos Namorados foram reunidos numa obra literária da autoria de Francisco Alves, que vai permitir imortalizar estas tradições locais e transmitir estes conhecimentos às gerações vindouras. A sessão de apresentação do livro ‘Amares – O linho, os bordados e os lenços dos namorados’ decorreu na Galeria de Artes e Ofícios de Amares, perante uma plateia bem composta. A iniciativa foi abrilhantada pelo Grupo Coral APEA – Associação de Professores Educadores de Amares e por um grupo de crianças de Bouro Santa Marta que recitaram algumas quadras que compõem a obra.

O autor da obra frisou a importância de preservar e perpetuar estes saberes. “Amares tem raízes que estão cada vez mais a dar frutos e a vossa presença em grande massa hoje é prova disso. Se antigamente o linho enfeitava o pobre agora é objecto de riqueza, de bom gosto, e nós devemos recriar com base na tradição, para passarmos à inovação, ao mercado de valores e potenciarmos a economia do nosso concelho”, frisou Francisco Alves, sublinhando que o desenvolvimento do concelho deve passar pela aposta da valorização e promoção destes ícones identitários de Amares.

“É preservando o nosso passado que construímos melhor o futuro”

A sessão de abertura do evento ficou a cargo do vereador da Cultura, que não poupou elogios ao trabalho desenvolvido pelo autor e à pertinência e relevância da obra literária para o concelho. “Uma obra singular na sua pluralidade e que exprime muito do que fomos e continuamos a honrar e que é símbolo de cultura porque nos faz conhecer melhor as nossas raízes, o nosso passado. É preservando o nosso passado que construímos melhor o futuro”, frisou Jorge Tinoco, acrescentando que “este livro tem uma dimensão antológica e é uma colecção de verdadeiras pérolas que faz dele uma obra de arte, quer do ponto de vista da selecção dos conteúdos quer do ponto de vista do design gráfico, a cargo de Vítor Sousa, um trabalho preciso e precioso”.

“Testemunho precioso de vivências e saberes”

Por sua vez, o presidente da Câmara municipal deixou um agradecimento sentido a Francisco Alves, pela ideia de elaborar esta colectânea, e também a todos os que contribuíram para a criação desta compilação, destacando “a conhecida Sameirinho Leão, o principal rosto dos lenços dos namorados e bordados de Amares”. Manuel Moreira fez também questão de vincar a importância do Livro. “Este género de publicações representa um testemunho precioso de vivências e saberes. Nós passamos e os livros ficam. O concelho de Amares fica mais rico com esta publicação”, sublinhou.

Publicação com apoio do Feder

O livro ” Amares – O linho, os bordados e os lenços dos namorados” integra uma acção prevista na operação Norte – 08 – 0569 – Feder – 040, designada por ‘Galeria de Artes e Ofícios de Amares’. A publicação tem em vista promover, precisamente, o linho, os bordados e os lenços dos namorados do concelho e integra a candidatura do projecto âncora do Minho IN denominada ‘Artes e Produtos Tradicionais’.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade