Apoio Natalidade
Vila Verde

PS propõe atribuição de subsídio municipal por cada criança nascida no concelho

O Partido Socialista apresentou, na última reunião de Câmara (15 de Junho), uma proposta de promoção da natalidade, que consiste na atribuição de um subsídio camarário por cada criança nascida a partir de 2016. “Com este apoio acreditamos poder inverter a situação actual relativa aos nascimentos, mas também, promover a melhoria das condições de vida da população, especialmente das crianças nos primeiros meses de vida”, afirma a vereação do PS, sublinhando que existe neste campo uma “lacuna no apoio social”.

Os socialistas vão ainda mais longe no alcance da medida apresentada e sublinham pode ajudar ao incremento da economia vilaverdense. “Recomenda-se ainda que nesse regulamento, além do subsídio concedido, se garanta que essa verba é despendida no comércio local, através da apresentação de documento comprovativo da realização de despesas, fomentando assim a economia local vilaverdense, constituindo-se como uma mais-valia, uma vez que impulsionará os hábitos de consumo no mesmo”, referem.

Financiamento garantido

Os socialistas também apontaram a solução para o financiamento desta medida. Até agora, a vacina PREVENAR 13 era comparticipada pelo orçamento municipal. No entanto, neste momento já integra o Plano Nacional de Vacinação e passou a ser comparticipada pelo Estado. Assim, o PS de Vila Verde defende que as verbas que eram despendidas na vacina sejam direccionadas para esta medida de incentivo à natalidade.

O PS sublinha mesmo que é um dever municipal fazer frente uma diminuição galopante da taxa de natalidade e a uma subida acentuada no índice de envelhecimento da população, com consequências nefastas para o concelho. Os socialistas falam em medidas que “contribuirão para a melhoria da qualidade de vida das famílias e para o desenvolvimento económico local, com um investimento inferior ao que era feito com a comparticipação da vacina PREVNAR13”.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade