bullire_trilho gerês_1
Vila Verde

Bullire levou os ‘Trilhos da Primavera’ até à Serra do Gerês

A Bullire quis fechar com chave de ouro mais uma edição dos ‘Trilhos da Primavera’ e levou os participantes a desfrutar das maravilhas naturais de uma das mais afamadas serras do país. A beleza natural do Gerês gera consenso dentro e fora de portas, pelo que se afigurou como a escolha ideal para rematar a edição de 2015 da rubrica promovida pela associação vilaverdense. A caminhada teve lugar no passado Domingo, 21 de Junho, e nem as elevadas temperaturas demoveram a vontades dos participantes, que, sem receio, se atiraram de cabeça para esta aventura.

O Trilho da Águia do Sarilhão não defraudou as expectativas dos caminhantes, que, de acordo com a organização, deram por bem empregue o dia que passaram na serra. “Percorrendo aproximadamente 9 km, por caminhos romanos refrescados por musgos e árvores frondosas e outros mais perto da albufeira, os participantes puderam apreciar e experimentar diferentes paisagens e características que a serra oferece. Quase no final da caminhada houve tempo para mais um momento refrescante – um mergulho nas águas do Rio Homem”, afirmou fonte da Bullire.

Natureza de mãos dadas com a cultura

No entanto, como já vem sendo hábito nas actividades da associação, nem só de paisagem viveu esta iniciativa. O percurso incluiu ainda uma visita guiada ao Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas e ao Museu da Geira. “O Museu de Vilarinho permitiu conhecer a história da comunidade que habitava o antigo povoado, as suas tradições, actividades e orgânica de funcionamento; o desaparecimento da aldeia de Vilarinho das Furnas, submersa devido à construção da barragem, congelou no tempo a sua história e os seus objectos que se apresentam também suspensos nesta exposição”, avançou a mesma fonte, acrescentando que o Museu da Geira se foca exclusivamente na Via Nova ou Via XVIII, caminho romano que ligava Bracara Augusta a Astória também conhecido por Geira Romana, fazendo referência à sua construção e à sua importância para a região.

No final, os presentes tinham à sua espera a escola e clube vilaverdense ‘Norte-Slack’, que os iniciou nas andanças de uma modalidade que tem crescido de forma exponencial no nosso país. As iniciativas da Bullire arrancam já com o próximo ciclo das ‘Noites de Bulliço’ e estão a ser preparadas novidades para o mês de Julho. Os interessados podem acompanhar a actividade da associação através da página: facebook.com/BullireVV.

bullire_trilho gerês_2bullire_trilho gerês_3

Print Friendly

Comentários

Tags

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade