Hortas Sociais.
Hortas Sociais.
Póvoa de Lanhoso

Hortas sociais de Lanhoso com resultados positivos

Foi realizada, como habitualmente, a apanha das batatas nos dias 3 e 4 de Agosto nas hortas sociais municipais localizadas no parque do Carvalho de Calvos. Este ano colheram-se 2.280 kilos de batatas.

Participaram cerca de 13 beneficiários nesta iniciativa que é reconhecida por todos como um dos momentos especiais da vivência das hortas. Estas hortas começaram a funcionar em Maio de 2010.

Este projeto tem permitido uma valorização de diferentes recursos, a terra (propriedade do Município), os equipamentos, a mão-de-obra e incute a responsabilização social e comunitária dos beneficiários.

Para além disso, têm trazido diversos benefícios ao nível ambiental, social e económico para o próprio município e para os beneficiários integrados neste projeto. Este projeto reflete a responsabilidade partilhada entre os serviços de ação social, os serviços técnicos do gabinete de apoio ao bioagricultor e os próprios beneficiários.

Para a produção dos produtos hortícolas em Calvos são utilizadas técnicas de agricultura biológica, sendo as hortas certificadas há 9 anos. Ao nível de produção produziu-se entre 2010 e dezembro de 2014, cerca de 17 toneladas de produtos biológicos repartidos por 18 culturas diferentes por ano que são entregues a agregados familiares carenciados do concelho.

As hortas continuam a ser uma importante plataforma de integração de pessoas com perfil carenciado, tendo já passado pelas hortas cerca de 75 pessoas desde a sua criação em 2010.

Redação

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade