Zézé Fernandes celebra 25 anos de carreira.
Zézé Fernandes celebra 25 anos de carreira.
Cultura País Região

Músico minhoto “Zézé Fernandes” celebra carreira de 25 anos

É já na noite de 18 de agosto, na Praça da República de Ponte da Barca, que vai decorrer o espetáculo comemorativo dos 25 anos de carreira do artista barquense Zézé Fernandes, um dos nomes de referência da música popular portuguesa, não só pelo seu trabalho de recolha, mas também pela forma irreverente como inova o cancioneiro popular.

Sobre Zézé Fernandes
José Luis da Silva Fernandes, nasceu no concelho de Ponte da Barca, a 26 de Junho de 1966, sendo filho de mãe arcuense e pai barquense. Um minhoto de gêma que cedo despertou para a música com o violão e mais tarde com o acordeão, isto entre os 6 e 8 anos.
Em 1981 começou a aprender cavaquinho, por altura do lançamento do álbum O cavaquinho de Júlio Pereira. Em 1984, ingressou no Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca, com o mesmo instrumento. Mais tarde, foi convidado para se juntar ao grupo de heavy metal Fieis Defuntos, também de Ponte da Barca, mas agora como baterista. Em 1990, quando se encontrava em Lisboa, fez parte da Orquestra Portuguesa de Percussão “O ó que som tem?”, do percussionista Rui Júnior, tocando caixa popular.

Em 1991 quando regressou a Ponte da Barca, formou a E.M.I.T.P. – Escola de Música de Instrumentos Tradicionais Portugueses. Cavaquinho, bandolim e violão, foram os instrumentos lecionados.
Fez parte da formação que acompanhou Luís Portugal, ex-Jáfumega, tocando braguesa, cavaquinho e banjolim. Fundou a Boom Art em Março de 1990, com o agenciamento dos Atacadores Desapertados e de A sombra de um choro. No ano de 1991, Zézé Fernandes inicia a sua carreira a solo, correndo Portugal desde o Alto Minho até à Madeira e Açores, e claro, a maior parte dos países estrangeiros onde “mora um português”. Em 2015, depois de mais de 1000 concertos realizados, apresenta o concerto de comemoração dos 25 anos de carreira.

Print Friendly

Comentários

Nuno Cerqueira

Nuno Cerqueira

Jornalista - Carteira Profissional Nº CO/1250

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade