Curiosidades Destaque Vila Verde

Mais de uma dezena de banhistas deram corpo a tradição que veio para ficar em Prado

(crónica) A chuva não tirou o brilho à segunda edição de uma tradição que começa a ganhar forma nas águas do Cávado. O general Inverno voltou a mostrar o seu rigor e o dia nasceu cinzento, com chuva trazida a vento, num daqueles dias em que mesmo os guarda-chuvas são insuficientes para afastar a água que jorra em abundância.

No entanto, o mau tempo não demoveu o ímpeto de mais de uma dezena de bravos, com idades compreendidas entre os 14 e os 67 anos, que hoje avançaram destemidos para o primeiro mergulho do ano, na Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado. Entre alguns calafrios provocados por ocasionais rajadas de vento, os participantes mostraram-se bem-dispostos e bastante animados por darem corpo a uma tradição que se espera que perdure ao longo dos anos.

No final havia natas para aconchegar o estômago e um duche quente para aconchegar a alma dos aventureiros que enfrentaram as águas do Cávado (a temperatura da água rondava os 14 graus) em pleno inverno.

O mau tempo acabou por provocar ‘algumas baixas’, reduzindo número de participantes na iniciativa em relação ao esperado, mas o feedback positivo que se foi recebendo ao longo das últimas semanas e no próprio local do evento permitem antever um futuro auspicioso para a nova tradição, que se deverá consolidar e ganhar maior expressão nos próximos anos.

O Mergulho no Cávado – 1º Domingo é uma atividade aberta a toda a população, que surgiu da vontade de um grupo de pradenses de criar uma nova tradição, que cumpre um duplo propósito.

Além de procurar estimular o convívio e a confraternização entre os participantes, a iniciativa visa também refrescar e alertar consciências para a imensa riqueza de um dos símbolos maiores do património natural da Vila de Prado, que deverá continuar a ser cuidado e preservado para bem das gerações presentes e vindouras.

A organização aproveitou ainda para deixar uma palavra de apreço à Junta de Freguesia da Vila de Prado e ao Clube Náutico de Prado pelo apoio prestado a nível de logística, que incluiu a cedência dos balneários do CN Prado para maior comodidade dos participantes no evento.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade