Cultura Destaque Vila Verde

Fotografia e Linho para relembrar passado de Cervães

De uma pequena conversa com o futuro surgiu uma visita ao passado. Esta pode bem ser a frase resumo da exposição que esta noite de sexta-feira, em Cervães, concelho de Vila Verde, foi inaugurada no Salão Paroquial de Cervães.

Segundo Mara Amélia Oliveira, organizadora do “Tradições dos Nossos Avós”, foi de uma pequena tertúlia com a pequenada do jardim de infância local que surgiu uma revisitação.

“Eles não sabiam quase nada das tradições desta freguesia”, disse, em jeito de justificação, para a exposição de que mostra um enxoval de linho datado – a peça mais recente – de 1838 e momentos captados da comunidade cervanense pelo fotógrafo profissional, agora na reforma, José Macedo.

A mostra fica em patente até terça-feira. Uma exposição que não deixa indiferente os cervanenses. “Temos que ter orgulho nesta freguesia. Aquilo que foi e o que é”, disse Hélder Forte, autarca de Cervães.

Já Júlia Fernandes, em representação da edilidade, apelou à participação das pessoas de Cervães no desfile de Santo António. “Uma freguesia com esta história, com tradição e com cultura, tem que estar no desfile etnográfico das Festas de Santo António”, disse.

Para amanhã à noite, às 21:00 horas, está agendada uma reconstituição história de um “serão minhoto”. No domingo à tarde o Rancho Folclórico de Cervães lança CD.

(Notícia completa na edição impressa do Semanário V do dia 13 de abril)

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade