BVVV
Região Vila Verde

Bombeiros de Vila Verde com papel “chave” na proteção do Parque Nacional da Peneda Gerês

O secretário de Estado da Administração Interna avançou, em Fafe, que o dispositivo de combate aos incêndios no distrito de Braga vai contar com um reforço de meios no território do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os Bombeiros de Vila Verde, e face à proximidade, são considerados por Jorge Gomes como “fundamentais” para o sucesso do combate a incêndios na região.

“Há um reforço de forças que o senhor comandante nacional [da proteção civil] prevê ter preposicionada para ajuda ao Gerês, porque é um dos parques mais importantes do país. Queremos poupá-lo e temos de cuidá-lo”, assinalou Jorge Gomes, em declarações à imprensa.

Terras de Bouro, Vieira do Minho, Amaras, Vila Verde e Cabeceiras de Basto serão os concelhos que merecerão uma atenção especial, por estarem próximos do Gerês.

Falando após a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, no distrito de Braga, para o período do verão, avançou que os meios naquele território vão ser semelhantes aos do ano passado.

“O que está bem não deve ser mexido. No ano passado tivemos um bom dispositivo. Nos temos já uma proteção civil completamente consolidada e bem organizada”, disse.

Segundo o comandante operacional distrital, Hercílio Campos, que participou na apresentação, o dispositivo, durante a fase aguda de incêndios, de 01 de julho a 30 de setembro, designada “Charlie”, vai contar com 95 equipas e 95 viaturas. Ao todo, frisou, estarão disponíveis no conjunto das corporações do distrito 466 operacionais.

Além disso, estão a decorrer ou vão iniciar-se ações de treino operacional que vão contemplar 258 operacionais. Em termos de meios aéreos, no âmbito do Plano Operacional Distrital, haverá dois helicópteros de ataque inicial, localizados em Braga e Fafe, e um helicóptero pesado, na capital de distrito.

O secretário de Estado deixou críticas à forma como o país previne os incêndios, prometendo que, a partir de outubro, vai trabalhar para tentar melhorar a situação.

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade

Publicidade