Praia do Faial (Foto: Salomé Pessoa)
Praia do Faial (Foto: Salomé Pessoa)
Destaque Vila Verde

Prado. Praia do Faial interdita até final do mês

Já saíram os resultados às análises da água junto à praia do Faial, na vila de Prado, e, mais uma vez, revelaram resultados distintos entre os laboratórios da recolha.

Do lado da ARS Norte, o laboratório público indicou novamente presença de salmonellas, o que decreta, pelo menos, mais uma semana de interdição a banhos.

Segundo o vereador do Ambiente, Patrício Araújo, a probabilidade de tempo estimado até novos resultados indica que a bandeira deve ficar vermelha até ao final do mês de julho.

Ao Semanário V, o vereador expôs resultados que chegaram hoje de um laboratório privado, mas acreditado oficialmente, que indica ausência de salmonellas.

O vereador questiona esta diferença de resultados e reitera que não percebe “como é que de um lado da margem há bactéria e do outro não”.

“Esta situação é toda muito estranha”, refere Patrício Araújo, indicando que o decreto-lei da comunidade europeia sobre a qualidade das águas não equaciona a recolha de análises de salmonellas, mas que o estado português faz essa análise. “Não percebo como é que o delegado de saúde invoca um decreto-lei para aplicar a medida máxima (interdição total a banhos), quando esse mesmo decreto-lei nem sequer exige análises à bactéria de salmonella”. aponta o vereador.

Entretanto, a praia do Faial continua interdita a banhos, e novas análises estão em processo, tanto da parte da ARS Norte, como do laboratório privado a quem o vereador tem vindo a pedir contra-análises.

(Notícia completa na edição impressa do Semanário V, a 26 de julho)

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade