Acidente na Loureira, Vila Verde - EN-101
Destaque Vila Verde

EN101. Junta da Loureira em “regozijo” após anúncio da construção da rotunda

A Junta de Freguesia da Loureira já reagiu ao anúncio do Governo, de que a empreitada da construção de uma rotunda ao quilómetro 80 da EN101, no conhecido “Cruzamento da Loureira”, já está em concurso público.

No entanto, a autarquia a cargo de Pedro Dias alerta para a falta da construção de passeios ao longo da via, o recuo da paragem de transportes públicos e a implementação de passadeira com as devidas condições de segurança, que não estão contemplados nesta primeira empreitada.

Em comunicado assinado por Pedro Dias, presidente da junta, é manifestado “regozijo com o anúncio” e relembrado que esta era uma “solução para resolver o ponto negro rodoviário chamado cruzamento da Loureira”, há muito ansiado pela junta, população, Câmara Municipal e restantes forças políticas.

“É com particular satisfação e reconhecimento que a Junta de Freguesia da Loureira vê concretizado o compromisso do secretário de Estado Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins, em reunião em Lisboa proporcionada pelo coordenador dos deputados do PS pelo Distrito de Braga, Joaquim Barreto, com a presença do vereador José Morais e dos presidentes de Junta de Freguesia da Loureira e de Soutelo”, diz a junta em comunicado.

“Considerando a gravidade dos riscos e dos acidentes ocorridos neste cruzamento, com elevados prejuízos materiais e humanos, esperamos que se concretize o mais rapidamente possível a obra agora concursada pela Infraestruturas de Portugal, cujo preço base é do valor de 150 mil euros”, diz ainda a junta de freguesia.

No âmbito deste concurso de obra, serão executados os trabalhos de construção de rotunda com um diâmetro de 30,8 metros, respectiva pavimentação, sinalização e reabilitação do sistema de drenagem existente, passeios e reformulação da rede elétrica e da iluminação pública existente. Após a adjudicação, a empreitada terá um prazo de execução de três meses.

A Junta de Freguesia da Loureira sublinha, entretanto, a necessidade de concretização do projeto já concursado de requalificação da EN 101 e que prevê a construção de passeios ao longo da via, o recuo da paragem de transportes públicos e a implementação de passadeira com as devidas condições de segurança.

São obras não contempladas no concurso agora publicado, inscritas no plano de requalificação aprovado e que esperamos venham a poder ser concretizadas a breve prazo, tendo em conta a sua importância para o reforço da segurança da via e da sua utilização pelos moradores, transeuntes e automobilistas, até porque esta é uma zona de grande atividade urbana.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade