Pimpolho com destque internacional (Large)
Braga Destaque Região Vila Verde

Hospital de Braga. Vila Verde participa no Projeto Pimpolho

A comunidade científica internacional esteve de olhos postos no “Pimpolho – Projeto de Prevenção da Ambliopia”, um projeto pioneiro em Portugal que o Hospital de Braga desenvolve em parceria com seis municípios da região. Apresentado no passado mês de junho no Congresso da Sociedade Europeia de Oftalmologia, em Barcelona, o Projeto recebeu rasgados elogios de investigadores de renome na área da Oftalmologia Pediátrica.

Pela primeira vez, o Pimpolho – Projeto de Prevenção da Ambliopia foi apresentado a nível internacional. Sandra Guimarães, médica oftalmologista do Hospital de Braga e mentora do Projeto, foi convidada pela Associação Americana de Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo – uma das mais conceituadas a nível mundial na área da Oftalmologia Pediátrica – para apresentar o “Pimpolho” no Congresso da Sociedade Europeia de Oftalmologia, em Barcelona.

O Projeto Pimpolho, que teve início no Hospital de Braga em 2014, pretende despistar a ambliopia às crianças com 3 e 4 anos de idade que frequentam estabelecimentos de ensino público ou privado das regiões de Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde e Terras de Bouro.

Entre um painel de oradores de renome provenientes de várias partes do mundo, desde Estados Unidos da América (Jonathan Holmes, Scott Larson, Stephen Christiansen, e Mohamad Jaafar),Turquia (Birsen Goyigit) e Emirados Árabes Unidos (Arif Khan), Sandra Guimarães apresentou aquele que é um projeto pioneiro em Portugal.

A comunidade científica não poupou elogios ao Projeto, o que deixou a mentora “orgulhosa pela oportunidade de integrar um painel de especialistas na área da oftalmologia e, sobretudo, pelo reconhecimento do trabalho que desenvolvemos no Hospital de Braga”. Com especial destaque para Jonathan Holmes, um dos investigadores com mais publicações na área da Ambliopia, que realçou “a inovação, a organização e o rigor” do Projeto. Sandra Guimarães espera “repetir a experiência” de apresentar o Pimpolho a nível internacional, porque “para além do reconhecimento da população é também muito importante, para nós profissionais de saúde, o reconhecimento pelos pares”, concluiu a oftalmologista.

Uma parceria entre o Hospital de Braga e seis municípios

Este projeto de prevenção conta com a parceira das Câmaras Municipais de Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde e Terras de Bouro que garantem o transporte das crianças. Desta forma as crianças deslocam-se ao Hospital em ambiente descontraído, em formato de “passeio escolar”, evitando o acompanhamento dos pais, sem perdas de tempo de trabalho, diminuindo, assim, custos relevantes para as famílias e para a sociedade.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade