OP
Braga Região

Braga. Orçamento Participativo com oito projetos vencedores

São oito os projectos vencedores da quarta edição do Orçamento Participativo (OP) do Município de Braga de 2018, aos quais se juntam mais seis referentes ao OP Escolar. Mais uma vez, os bracarenses responderam afirmativamente ao repto lançado pela Autarquia e mobilizaram-se para escolher os projectos que serão desenvolvidos durante o próximo ano.

Implementado em 2014 pelo actual executivo municipal de Braga, o OP tem-se afirmado como uma importante ferramenta de mobilização e participação dos cidadãos na vida da cidade.

Na apresentação dos vencedores da quarta edição, que decorreu a 27 de julho, no Auditório S. Marcos, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, vincou a “marca transformadora que o OP tem deixado no território, através da concretização de projectos de enorme valia para a comunidade”.

“Estimular a participação dos cidadãos tem sido um eixo estratégico da acção da Câmara Municipal. Desde a realização de reuniões descentralizadas do Executivo até à dinamização de conselhos consultivos, passando por instrumentos especificamente criados para auscultar os mais novos, como o ‘Nós Propomos’, o Parlamento Concelhio Jovem e o Orçamento ‘Tu Decides’, muitos têm sido os espaços destinados a ampliar e aprofundar a participação na concepção e concretização das políticas municipais”, sustentou o edil, referindo ainda que o OP “corporiza a estratégia de proximidade e de gestão aberta para toda a comunidade, promovendo uma cidadania mais activa e interventiva”.

Nas quatro edições do OP, o Executivo Municipal alocou um total de 2 milhões e 900 mil euros, verba que ajudou as comunidades a concretizar projectos que se têm revelado cruciais para o bem-estar e para o aumento da qualidade de vida das suas populações. Desde a sua criação, foram apresentadas ao OP 402 propostas.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade