Braga Destaque País Região Vila Verde

Vade. Carlos Cação ganha prenda do primeiro-ministro

Carlos Cação, natural da freguesia de Valões e presidente da Associação Florestal (AF) do Cávado, recebeu as chaves de uma nova viatura da mão do primeiro-ministro, António Costa, em cerimónia que decorreu na Zona de Intervenção Florestal do Alvo e Alvoco, em Oliveira do Hospital, esta quinta-feira.

O autarca do Vade viu assim uma nova equipa de cinco sapadores florestais a integrar as seis equipas já existentes na AF Cávado, a maior do norte do país. A nova equipa vai prestar serviços ao município de Braga.

“A partir de hoje ficámos com uma cobertura total na rede de municípios do Cávado, onde todos são contemplados com equipas de sapadores florestais”, disse Carlos Cação.

Ao V, o presidente da AF Cávado diz que esta conquista foi “fruto ode um enorme trabalho de técnicos e funcionários da associação”, destacando que a AF Cávado foi uma das 20 escolhidas entre 120 associações florestais.

Hélder Forte, autarca da freguesia de Cervães, também esteve presente como vice-presidente da AF Cávado.

Cerimónia assinalou década da criação da Zona de Intervenção Florestal de Alvo e Alvoco

Acompanhado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, António Costa presidiu a uma cerimónia onde foram entregues 20 viaturas de primeira intervenção para combate a incêndios florestais e diversos equipamentos.

A ZIF de Oliveira do Hospital, onde decorreu a cerimónia, não foi escolhida ao acaso, sendo um exemplo de ordenamento florestal no país, onde cerca de 500 proprietários de terrenos pertencem à ZIF e estão em sintonia para a prevenção de incêndios.

A cerimónia serviu também para assinalar os dez anos da criação daquela que foi a primeira zona de intervenção florestal do país, e onde o eucalipto ocupa apenas 3 por cento da produção de árvores.

(Notícia completa na edição impressa do Semanário V, a 9 de agosto)

 

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade