Serviço de Pediatria Hospital de Braga na escola EB2 Vila Verde (Large)
Braga Destaque Região Vila Verde

Saúde. Hospital de Braga esteve em Vila Verde para debater Síndrome de Angelman

O Serviço de Pediatria do Hospital de Braga tem vindo a desenvolver várias iniciativas no sentido dar a conhecer a Síndrome de Angelman bem como promover a integração na sociedade das crianças portadoras desta síndrome. A realização de ações de sensibilização em escolas frequentadas por crianças com Síndrome de Angelman seguidas no Hospital de Braga teve início, recentemente, na Escola E.B.2 de Vila Verde.

A Síndrome de Angelman caracteriza-se, entre outros, pelo atraso severo no desenvolvimento, dificuldade na fala, distúrbios no sono, convulsões, movimentos desconexos e sorriso frequente. Apoiar as crianças com esta síndrome e as suas famílias é um dos propósitos dos profissionais de saúde do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga, que têm vindo a desenvolver várias iniciativas nesse sentido. Uma delas é a promoção de ações de sensibilização nas escolas onde existem crianças portadoras desta síndrome e que são seguidas no Hospital de Braga. Das sete crianças seguidas no Hospital, quatro frequentam a Escola E.B.2 de Vila Verde, local onde decorreu a primeira iniciativa.

Nesta sessão, dirigida a pais e educadores, as pediatras Almerinda Pereira, Célia Barbosa, Ângela Pereira e Francisca Trigo explicaram em que consiste a doença e esclareceram dúvidas e anseios que surgem no dia-a-dia de quem lida com estas crianças. De acordo com a Diretora do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga, Almerinda Pereira, o desenvolvimento deste tipo de ações é “essencial para promover a integração destas crianças nas escolas e na sociedade onde estão inseridas”.

Num futuro próximo o Serviço de Pediatria pretende realizar sessões semelhantes nas restantes escolas onde existam crianças com síndrome de Angelman seguidas no Hospital de Braga.

Outras iniciativas desenvolvidas

Desde 2016 que o Serviço de Pediatria do Hospital de Braga tem estado envolvido em várias iniciativas relacionadas com esta temática, nomeadamente, na participação em congressos nacionais e internacionais. O Serviço promoveu, ainda, um encontro de famílias cujas crianças são portadoras da Síndrome de Angelman com o objetivo de esclarecer os familiares e fornecer todo o tipo de informação acerca do acompanhamento e terapêutica desta doença.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade