Melão Casca de Carvalho
Melão Casca de Carvalho
Cultura Destaque Vila Verde

Soutelo. Está quase, quase aí o Arraial do Melão

A freguesia de Soutelo volta a receber os emigrantes e a brindar a população local com um arraial típico da região do Minho. A excelência da gastronomia regional, a música popular, o bom vinho, a animação e a alegria, tão característicos dos convívios minhotos, são apenas alguns dos atrativos do VIII Arraial do Melão Casca de Carvalho, que este ano decorre de 11 a 13 de agosto, na zona do Ténis, em Soutelo. Com a chegada dos emigrantes e o início das férias de muitos soutelenses e visitantes, o arraial torna-se um palco privilegiado para o reencontro de amigos, longas conversas e muita diversão pela noite dentro.

Repetem-se algumas iniciativas emblemáticas dos últimos anos, como o passeio a cavalo, o Moto Melão (passeio de motorizada) e o encontro de folclore. As atividades desportivas, mega aula de zumba e a caminhada (organizadas pelo ginásio Let’s Go), são uma das grandes novidades deste ano e vão ajudar os participantes a desgastar calorias e a terem a consciência tranquila na hora de degustar as iguarias da cozinha minhota (porco no espeto, sardinha assada…) que estão ao dispor dos visitantes durante os três dias de festa. Naturalmente, uma nota de destaque também para o famoso Melão Casca de Carvalho, que dá nome ao evento e que projeta o nome de Soutelo e do concelho de Vila Verde por todo o país. Um pitéu que encontra perto das margens dos nossos rios um dos locais de excelência para o seu cultivo e produção, resultando num produto de enorme qualidade que todos os anos atrai centenas de pessoas a Soutelo.

Gastronomia, desporto e música ao vivo

A animação musical continua a ser uma das imagens de marca do Arraial do Melão Casca de Carvalho e o primeiro dia arranca a preceito. Para as 21h00, está marcada uma animada aula de Zumba. Uma hora mais tarde, a música ao vivo toma conta do recinto com a música de baile do Grupo Arco-Íris. No sábado, 12 de agosto, o dia começa com uma caminhada que vai colocar em destaque a imensa beleza natural da freguesia. As atividades regressam ao serão. Às 22h00, sobe ao palco o conjunto Coração Minhoto, uma hora mais tarde, tempo para atuação de Maria do Sameiro. Um hino à música popular do Minho, que promete deixar um rasto de alegria e boa disposição pelo recinto. A festa continua noite dentro com o After-hours.

Passeio a cavalo, passeio de motorizada e muita animação musical
No Domingo, 13 de agosto, o programa é bastante preenchido e convida os interessados a ficarem e almoçarem por Soutelo, já que há iniciativas a decorrer durante todo o dia. Da parte da manhã, destaque para duas atividades emblemáticas do Arraial, a Concentração de Motorizadas Antigas (50cc) e o Passeio a Cavalo pela freguesia. No período vespertino, a animação é garantida pelo encontro de folclore, entre as 17h00 e as 19h00. A última noite volta a ser de festa. Às 21h30, sobe ao palco o grupo musical Tukanos, com um espetáculo que vai permitir à plateia apreciar temas minhotos, folclore nacional e estrangeiro com arranjos próprios, bem como temas originais. Às 23h00, o grupo 4 FUN convida toda a gente a cantar e dançar a participar diretamente na festa e a cantar e dançar ao som de música diversificada. O VIII Arraial do Melão Casca de Carvalho é organizado pela Junta de Freguesia de Soutelo e está inserido na programação alargada Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade