Hospital de Braga.
Hospital de Braga.
Braga Região

Estudo. Hospital de Braga alcança o melhor resultado desde 2011

Os utentes estão “muito satisfeitos” com os serviços prestados pelo Hospital de Braga. Esta é a conclusão do estudo anual de Avaliação da Qualidade Apercebida e Satisfação dos Utentes do Hospital de Braga que, em 2017, apresenta o mais elevado índice médio de satisfação desde 2011, ano em que se iniciou esta avaliação. Numa escala de 0 a 100, os utentes atribuem 84,8 pontos ao Hospital, o que corresponde a uma classificação de “Muito bom”.

O estudo, realizado pela consultora Qmetrics entre 22 de junho e 3 de julho de 2017, com entrevistas telefónicas a mais de 800 utentes, teve como público-alvo os doentes que recorreram ao Hospital de Braga, durante o mês de maio, e que utilizaram os serviços de Cirurgia de Ambulatório, Hospital de Dia, Internamento, Consulta Externa ou Urgência.

Nesta avaliação, os utentes do Hospital de Braga destacaram a competência, o profissionalismo e a disponibilidade das equipas clínicas, assim como a inovação tecnológica das instalações e equipamentos, tendo a avaliação destes serviços ficado acima dos 80 pontos o que corresponde a uma classificação de “Muito bom” em todas estas áreas.

Merece particular destaque, o crescimento verificado no Serviço de Urgência e na Consulta Externa com 80,9 e 86 pontos respetivamente, que corresponde a um aumento do nível de satisfação em 8,45% e 2,75%, comparativamente a 2016.

Por seu lado, a Cirurgia de Ambulatório apresenta a mais elevada valorização média da Satisfação dos utentes com 89,2 pontos. Nas linhas de atividade Hospital de Dia (87,8 pontos) e Internamento (86,4 pontos), os utentes continuaram a classificar o seu nível de satisfação como “muito positivo”. A contribuir para estes resultados, encontram-se as opiniões dos utentes que consideraram que, no global, o Hospital de Braga é uma unidade “preocupada com os seus utentes”.

De uma forma geral, as dimensões que maior impacto tiveram na satisfação dos utentes foram a opinião sobre os Profissionais do Hospital e a forma com estes lidam com a família do doente, bem como a dimensão “Lealdade”, indicadores que alcançam 95,6 e 91,8 pontos, respetivamente, e que refletem a probabilidade de “recomendar e de voltar a escolher o Hospital de Braga”.

De referir que o Hospital de Braga tem vindo a ser reconhecido por várias entidades ao longo dos últimos anos. Só em 2016, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no grupo de melhores hospitais de média/grande dimensão do Serviço Nacional de Saúde nos prémios “TOP 5′ 16 – A Excelência dos Hospitais”, promovido pela IASIST – empresa multinacional de benchmarking hospitalar. Já em 2017 obteve a melhor classificação do país em Excelência Clínica no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade