bvvv
Destaque Vila Verde

Portela das Cabras. Falta de água pública motiva intervenção dos bombeiros

Onda de calor associada ao alto consumo da água devido ao aumento populacional durante o mês de agosto fez com que o reservatório de água instalado na freguesia de Portela das Cabras descesse a níveis insustentáveis para fornecer água às zonas mais altas daquela freguesia.

Os Bombeiros Voluntários de Vila Verde (BVVV) estiveram durante a manhã a “injetar” água nos reservatórios, tentando resolver o problema, que se avizinha complicado devido aos níveis terem baixado para a reserva.

Os habitantes das casas mais altas da freguesia estão com queixas de pouca pressão, ou mesmo de falta, de água canalizada pública.

Com 80 por cento do país em situação de seca, a intervenção da Câmara de Vila Verde, e um sistema informático que serve de prevenção para a própria Câmara ter conhecimento das possíveis falhas no sistema de captação e distribuição de água pública, já entrou em ação, como nesta situação de Portela das Cabras.

“Para além das possíveis falhas, este sistema deteta também a captação de água”, revelou o ano passado, António Vilela.

“Mesmo em termos de caudais captados no rio, o sistema lança alertas, evitando até certo ponto que seja preciso um número elevado de recursos humanos para as mesmas funções, resolvendo assim o problema de termos falta de funcionários para essas funções”, termina, explicando que “os funcionários afetos ao controle de água recebem notificações no telemóvel para consultar o estado da situação”.

No entanto, o edil esclarece que “isso não significa que todos os problemas fiquem resolvidos, mas pelo menos sabemos identificar os problemas que temos”.

Foto: Arquivo

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade