Emigrantes 2
Vila Verde

Autárquicas. António Vilela recebeu emigrantes da Loureira

“Saúdo os nossos emigrantes, pelo esforço, pela determinação, pelo sucesso e pela forma como sabem valorizar o nosso concelho fora de portas. São os melhores embaixadores de Vila Verde no estrangeiro”.  Foi deste modo que o candidato do PSD à Câmara Municipal de Vila Verde se expressou na Festa do Emigrante da Loureira, esta terça-feira, onde aproveitou para “conviver e partilhar um pouco das experiências pessoais, das conquistas e das dificuldades de quem está longe da sua terra natal”.

Vilela assinalou “o forte amor à terra” dos nossos emigrantes e verificou que “são defensores intransigentes do concelho e, mais ainda, promotores orgulhosos das nossas tradições e do nosso legado histórico-cultural”.
No contacto que teve no local, “e em diversas ocasiões nesta altura do ano», quis deixar uma mensagem de que «os queremos muito, acarinhamos e ansiamos sempre o seu regresso. Serão sempre bem-vindos!”.

VALORIZAÇÃO DAS ZONAS RIBEIRINHAS

O candidato do PSD às eleições autárquicas de 01 de outubro encontrou-se com um grande número de emigrantes junto à zona fluvial de Lazer da Ponte Nova, na Loureira, junto às margens do rio Homem.

“Aqui está um bom exemplo de uma intervenção junto às zonas ribeirinhas que permitiu valorizar e dinamizar ainda mais este espaço”, referiu.

Lembrou, a propósito, idênticas intervenções “na praia do Faial, na Vila de Prado, em Porto Carrero, Soutelo, e na Malheira, além do avanço que fizemos na criação de zonas fluviais naturalizadas a montante do Rio Homem, como é o caso de Oriz”.

ALARGAR REDE DE TRILHOS, ECOVIAS E CICLOVIAS

O potencial paisagístico, a qualidade das zonas ribeirinhas e as dinâmicas dos territórios de montanha são para o candidato do PSD à Câmara de Vila Verde uma prioridade para desenvolver nos próximos anos. O candidato quer alargar a rede de trilhos pedestres, ecoviais e ciclovias, a par de outros projectos associados ao turismo de natureza.

No âmbito da aposta que será feita neste domínio, António Vilela começa por destacar “as qualidades naturais de algumas zonas do Concelho. Temos um concelho com espaços de natureza únicos para a prática de caminhadas, percursos e trilhos, parapente, escalada, trail, BTT e muitas outras”. “O trail já está a ganhar um espaço importante, o trial e o BTT estão no bom caminho, mas temos que desenvolver ainda mais, a partir das dinâmicas de algumas associações e colectividades locais, que têm mostrado essa vontade”, refere.

Aos trilhos pedestres já existentes (referenciados no site do município), o candidato quer juntar “outros que têm enorme potencial, mais na zona norte, que serão uma mais uma âncora para o desenvolvimento turístico, outra área associada e de grande potencial”.

Se a norte, as actividades de natureza, associadas ao turismo, “têm um potencial enorme que queremos desenvolver”, a sul temos as praias fluviais do rios Cávado e montante do Homem (com campos de ténis, voleibol de praia, centros de manutenção física e actividades náuticas), “mas vamos dar um pulso ainda maior com o desenvolvimento de outras actividades náuticas e com a construção da ecovia do Cávado-Homem”, promete o edil.

Em paralelo, as ciclovias urbanas – com espaços para peões – vão funcionar “como catalisador da actividade física informal. E vamos alargar essas vias a outras zonas do concelho”.
Para António Vilela, “os benefícios da prática de actividade desportiva, quer federada, quer amadora, quer informal, são uma aposta para manter e reforçar no futuro. Compete-nos a nós apoiar e investir nas dinâmicas locais e no bem-estar da população”.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade