Carlos Sousa 5 (1)
Desporto Destaque Vila Verde

Carlos Sousa. “É mais perigoso andar na estrada do que no automobilismo”

Carlos Sousa, de 30 anos, é piloto automóvel e presença assídua na Rampa da Falperra e no CAM Festival, e é de Vila Verde.

Nascido na freguesia de Barros, Carlos recorda com saudade a primeira prova de automobilismo, a décima edição do Rali de Vila Verde, ao volante de um Peugeot 306. Para além da estreia em competição, foi também a estreia no pódio, e logo com uma vitória.

A paixão pelo desporto vem desde criança, quando acompanhava os tios até Ponte de Lima para ver o Rali de Portugal. Ou não fosse Carlos sobrinho do conhecido piloto Vitor Sousa. E foi uma desistência do tio que lançou Carlos no mundo do desporto automóvel, precisamente na vitória em Vila Verde.

“Venci a classe II com o Peugeot do meu tio”, conta Carlos ao Semanário V, explicando que o tio “não podia participar e lançou o convite”. “Nem pensei duas vezes”, diz Carlos, revelando que “depois disso tomei-lhe o gosto”.

“Participo regularmente na Rampa da Falperra e no CAM Festival ao volante de um Peugeot 309, preparado por mim” diz o piloto, que, sobre o desporto e os riscos que acarreta, acha que “cabe a cada praticante saber os seus limites e se os deve ultrapassar ou não”.

“Quem anda no desporto automóvel, no atletismo, no futebol, na natação, etc, não pode ter medo, pois se assim for está no desporto errado”, diz o piloto que teve recentemente um acidente na prova da Rampa da Falperra. “Na última subida estava a discutir um dos lugares do podium e tive um ligeiro toque na entrada para a chicane, mas nada de grave, apenas danos matérias na viatura”, conta.

Mas, no dia a dia, Carlos Sousa não é de acelerar. “No quotidiano procuro ter uma condução defensiva, dado que é mais perigoso circular na estrada que participar numa prova de automobilismo”, conta o piloto, que não vê com muito otimismo o futuro da modalidade.

(Notícia completa na edição impressa n.º 84 do Semanário V, já nas bancas em Vila Verde, Braga e Amares)

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade