mixoes7
Destaque Vila Verde

Mixões. Árvores centenárias em perigo de queda anunciam tragédia como na Madeira

Os moradores da zona envolvente ao santuário de Mixões da Serra, na freguesia de Valdreu, em Vila Verde, estão assustados com o estado de algumas árvores de grande porte plantadas em pleno Santuário.

Os avisos já vêm desde o ano passado, primeiro em agosto e depois em dezembro, quando Arménio Braga denunciou ao V o estado dos candeeiros e das árvores.

Na sequência das notícias, a Junta de Valdreu acabou por substituir os candeeiros a tempo da Benção dos Animais, em junho último, mas as árvores continuam podres, anunciando uma queda.

“Todos os domingos, são milhares de pessoas que acorrem a este santuário”, diz dona Delfina, dona da antiga mercearia e moradora no local. “Já caíram alguns ganos que estão completamente podres”, explica.

Já Arménio Braga diz mesmo que a maior parte das árvores estão secas e prestes a cair.

“Se isto cai a um domingo, vai ser aqui uma tragédia”, aponta o local.

Recorde-se que na passada terça-feira, uma árvore de grande porte, que dava sinais de estar a ficar podre, caiu sobre um grupo de fieis, na Senhora do Monte, ilha da Madeira, matando mais de uma dezena de pessoas e ferindo várias dezenas.

Reparos a cargo da Confraria de Santo António

A substituição das árvores está a cargo da Confraria dos Irmão de Santo António de Mixões da Serra, que exploram o santuário, mas devido a condições financeiras desfavoráveis, o tesoureiro indicou ao V que não há dinheiro para esses arranjos e que foi pedida ajuda na Câmara Municipal ainda durante 2016.

A Câmara procedeu à substituição dos postes de iluminação, mas as árvores centenários mantêm-se no santuário.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade