Fernando Pimenta (2)
Desporto Destaque Região

Canoagem. Fernando Pimenta acaba de se sagrar campeão do mundo nos 5000 metros

Fernando Pimenta sagrou-se ao início desta tarde de domingo campeão do mundo dos 5000 metros, em K1, nos Mundiais de Velocidade, na República Checa, ao serviço da Seleção de Portugal. E dedicou a vitória aos bombeiros portugueses.

O limiano terminou a final em K1 5000 no tempo de 20:46.907, ficando quase cinco segundos à frente do alemão, Max Hoff, que conquistou a prata. O bronze foi para o Aleh  Yurenia, da Bielorrússia. A prova contou com 38 atletas vindos de todo o mundo.

No final da partida, em declarçaões à imprensa, o atleta salientou que foi um “titulo mundial, depois de uma prata inédita”.  “Uma prova em que tive de me esforçar muito nos primeiros 500 metros e tive de procurar o grupo e chegar em primeiro na primeira contagem”, referiu.

“Quando passei a meta nem queria acreditar. É surreal. Sabia que podia chegar nos primeiros, viram outros atletas a quebrar, e algumas vezes tentei impor eu o ritmo e sabia que consgeuia segurar uma medalha. Hoje é dia de comemorar, a época terminou da melhor forma, Começamos com uma medalha de ouro numa Taça do Mundo e agora terminámos com um Campeonato do Mundo”, disse Fernando Pimenta.

“Sei que os portugueses querem sempre medalhas mas nós, ninguém quer isso. Sacrifico-me na vida pessoal e na do meu treinador. Passei mais de 200 dias fora de casa desde janeiro, abdicámos de tudo”, acrescentou o limiano.

“Esta vitória é dedicada aos portugueses e aos bombeiros que neste momento percorrem Portugal com as piores condições do mundo para defender o que é dos outros. Aproveito para os homenagear e também ao meu pai porque é bombeiro voluntário e vejo-o a sair muitas vezes de casa para ajudar os outros”, finalizou o canoísta.

O atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima junta assim o ouro à prata conquistada ontem nos 1000 metros, que teve um final agridoce para o limano, ao ser ultrapassado por um atleta alemão na ponta final da corrida.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade