Ze Manel
Destaque Vila Verde

Zé Manel. Um artista único

Dia do artista, um dia que estão de parabéns todos os artistas do mundo: o ator, o realizador, o poeta, o escritor, o pintor, o escultor, o compositor, o músico, o dançarino, o artesão, o fotógrafo, o desportista, etc. O artista é todo aquele que se expressa através da arte e que cultiva o sentimento do belo e da arte, sendo assim possível encontrar artistas em variados campos.

No CAO (Centro de Atividades Ocupacionais) da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde há um artista especial, um artista único, conhecido por Zé Manel. Pinta com a boca quadros magníficos, de paisagens maravilhosas, que, com a ajuda do Prof. Maciel Cardeira, desenvolve e recria com cores e efeitos especiais.

O Zé Manel tem uma história de vida especial. Perdeu a mãe aos oito anos e foi criado pela irmã Fátima Ribeiro, que juntamente com o Zé Manel criou mais 2 irmãos menores. “Desde muito cedo que sempre acompanhei o Zé Manel em todos os passos da vida dele, lutei muito e continuarei a lutar”, desabafou Fátima Ribeiro.

O Zé Manel sempre teve o apoio da irmã que o apoiou numa ida para uma colónia em Esposende, que se desenvolvia na escola secundária de Esposende, com o apoio do exército Português, a direcção da escola e muitos voluntários. Foi aqui que o Zé Manel despertou os seus sentidos para começar a pintar com a boca.

Texto e Fotos: Joaquim Ribeiro

(Leia mais sobre Zé Manel na edição impressa 85 do Semanário V, já nas bancas em Vila Verde, Braga e Amares)

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade