greve enfermeiros 3
Destaque País Região

Trabalho. Enfermeiros em greve até sexta-feira

A greve dos enfermeiros que começou às 00:00 horas desta segunda-feira e que se estenderá até sexta-feira, está com adesão de 85%, informou o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE).

Segundo o sindicato, devido à paralisação, alguns hospitais tiveram que encerrar alguns serviços programados.

Segundo o presidente do SIPE, José de Azevedo, algumas situações foram consideradas faltas injustificadas, nomeadamente nas Caldas da Rainha.

José Azevedo disse ainda que a greve afeta os serviços programados, que estão encerrados, mas garante que os enfermeiros estão a assegurar os cuidados primários nas situações em que há tratamentos urgentes a fazer nos domicílios.

Os enfermeiros reivindicam a introdução da categoria de especialista na carreira de enfermagem, com respetivo aumento salarial, bem como a aplicação do regime das 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros, mas a Secretaria de Estado do Emprego considerou irregular a marcação desta greve, alegando que o pré-aviso não cumpriu os dez dias úteis que determina a lei.

Apesar disso, os enfermeiros mantiveram a greve nacional, invocando a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de atualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.

Enfermeiros da zona norte reunidos em protesto no Hospital de São João no Porto

Centenas de enfermeiros de toda a região Norte, vestidos de negro e com t-shirts com palavra “Basta” estão concentrados em frente ao Hospital de São João do Porto no âmbito da greve que hoje se iniciou.

A iniciativa foi organizada pela enfermeira do hospital São João Áurea Ferreira através das redes sociais e reúne profissionais de vários hospitais e centros de saúde de toda a região.

“É uma manifestação pacífica para demonstrar o descontentamento face à atual situação e à forma como os enfermeiros têm sido tratados ao longo dos anos”, afirmou a organizadora do protesto, enfermeira há 22 anos no Hospital de São João do Porto.

Fotos: Paulo Moreira Mesquita

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade