1 (1)
Vila Verde

Autárquicas. Filipe Silva quer criar Centro de Dia e a “Casa do Soutelense”

O movimento independente Juntos Por Soutelo apresentou ao público, no passado sábado, 16 de setembro, a recandidatura à Junta e Assembleia de Freguesia de Soutelo para as eleições autárquicas do próximo dia 01 de outubro.

Foi perante uma casa a abarrotar que o atual presidente da Junta de Freguesia, Filipe Silva, fez uma retrospetiva do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos em que liderou os destinos da freguesia e lançou os principais projetos para o próximo mandato. O desenvolvimento da freguesia e a melhoria da qualidade de vida da população continuam no topo da agenda. “Para mim, os soutelenses estão sempre primeiro!”, exclamou antes de apresentar os projetos em carteira.

Filipe Silva revelou que já foi estabelecido um acordo entre a Junta de Freguesia de Soutelo e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde para a criação de um Centro de Dia nas instalações do antigo infantário do Alívio.

“Um espaço que vai permitir amparar os soutelenses de idade mais avançada, disponibilizando apoio em vários domínios (alimentação, saúde, entretenimento…). A Casa do Soutelense é outros dos projetos em andamento”, refere o candidato.

Uma casa que preserve e valorize a história da freguesia e, em simultâneo, se assuma como um espaço multiusos ao serviço de toda a população, com condições para acolher a realização dos mais diversificados eventos da comunidade.

Saneamento básico é uma das prioridades

A luta pelo acesso ao saneamento básico foi outro dos assuntos em destaque depois de a questão ter sido levantada pela população local, que chegou mesmo a unir-se e a entregar um abaixo-assinado na Câmara Municipal de Vila Verde a reivindicar a resolução do problema. “O movimento Juntos Por Soutelo está em sintonia com os soutelenses e garantiu que vai continuar indefetivelmente ao lado da população e exigir ao Município de Vila Verde que abandone as promessas ocas e cumpra as suas obrigações”, refere o candidato.

“Soutelo cresceu em todos os domínios”

De seguida, foi realizada uma breve retrospetiva do trabalho realizado ao longo dos últimos anos. “Hoje, Soutelo dispõe de recursos (humanos e materiais) e fontes próprias de rendimento próprias que lhe conferem maior autonomia e capacidade de reposta para as necessidades da população. Foram requalificadas várias zonas de lazer, foram criados 13 mil metros quadrados de espaços verde e uma via pedonal entre as zonas de lazer do Mirante e do Porto Carrero. Na Zona de Lazer do Porto Carrero foi também foi instalado um bar de apoio à praia que vem incrementar as potencialidades turísticas da freguesia e gerar uma nova fonte de receita para a autarquia soutelense. A responsabilidade social foi outro dos enfoques do atual executivo, que garantiu transporte para consultas médicas a idosos e outras pessoas carenciadas ou que não tenham retaguarda familiar”, disse Filipe Silva.

“União da comunidade foi a chave para o progresso da freguesia”

A outrora periférica freguesia de Soutelo assume-se como um dos cartões de visita do concelho. “Uma evolução notável, reflexo da visão estratégica da Junta de Freguesia e do esforço da comunidade soutelense, que trabalhou de forma anegada e voluntária em prol do progresso da nossa freguesia”, referiu Filipe Silva.

“Os soutelenses nunca baixaram os braços. Recusaram encontrar na adversidade uma desculpa para a inércia e o marasmo e, perante uma conjuntura financeira desfavorável, mostraram-se mais unidos e ativos que nunca na busca de soluções para melhorar a qualidade de vida das nossas gentes. A Junta de Freguesia nunca se conformou com a inoperância e incompetência da dos governantes do concelho. Recusamos ver os soutelenses privados de serviços elementares e, não raras vezes, avançámos com meios próprios para resolver problemas que são da competência e responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Verde”, finalizou o candidato.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade