Escariz10
Destaque Vila Verde

Escariz. Festa das Colheitas arrancou com ornamentação dos altares

Decorre durante este fim de semana as Festas das Colheitas da União de Freguesias de Escariz (S. Martinho e S. Mamede) e os altares estão novamente decorados para o efeito, atraindo curiosos vindos de todos os pontos do país.

Para além da ornamentação de altares, a desfolhada é outro momento alto destas festas, que recriam o ambiente festivo e tradicional de antigamente.

No domingo, 24 de setembro, as atividades começam bem cedo com a Eucaristia de Graças Pelas Colheitas, marcada para as 09h00, a que se segue a bênção dos campos de Escariz. Ao final da manhã, pelas 11:30, começa a feira das colheitas. Os produtos do campo, os animais vivos, a doçaria caseira, o vinho verde novo e o vinho de maçã, entre muitos outros, numa mostra de produtos regionais onde se sente o vigor do genuíno pulsar do mundo rural.

A tarde de domingo começa com a apetitosa Festa da Patanisca, que ajuda a dar forças ao público para acompanhar o vibrante Festival de Folclore, que se estende pela tarde. Pelo meio haverá ainda tempo para o leilão de lotes de madeira. Às 18:00, vai decorrer o Concurso de Vinho de Maçã, uma bebida produzida tradicionalmente pelos agricultores locais que ia compensando os anos mais fracos de colheita vinícola.

Print Friendly

Comentários

Siga-nos!

RSS
Follow by Email
Facebook
YouTube

Última edição

Já nas bancas!

Publicidade